Mulheres assistem jogo no estádio pela primeira vez na Arábia Saudita

Imagem divulgada pelo Al Ittihad é protagonizada por uma mulher

Em dezembro, um decreto do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que chegou ao trono em 2015, permitiu que as mulheres passassem a conduzir veículos motorizados, decreto que entrará em vigor a partir de junho de 2018.

O salão, situado num centro comercial e onde o pessoal é constituído exclusivamente por mulheres, deverá permitir às sauditas escolher um veículo antes de irem para a estrada daqui a cinco meses, bem como encontrar soluções de financiamento, com bancos ou sociedades financeiras, para comprar um veículo. Nesta sexta-feira, contudo, elas poderão sentar pela primeira vez nas arquibancadas do estádio Cidade do Esporte Rei Abdullah, em Jidá, no oeste do país, para assistir a um jogo de futebol. Para já, a nova medida apenas está em vigor nestas três cidades.

A reforma prevê também que, ao longo deste ano, os estádios estejam devidamente preparados para receberem espetadores do sexo feminino.

"Este acontecimento prova que estamos a caminhar para um futuro próspero. Estou muito orgulhosa de ser uma testemunha desta mudança massiva", disse uma moradora de Gidá ao The Guardian .

Em outubro, o príncipe da Arábia Saudita havia indicado que promoveria mudanças sociais no país.

No entanto, sublinhe-se, estas medidas ofuscam o lado repressivo que ainda impera no país, sendo que as mulheres continuam a precisar de autorização dos homens para viajar para o estrangeiro ou abrir uma conta bancária, por exemplo.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

'O destino de uma nação' conta a história de Winston Churchill
O filme mostra Churchil prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Mnistro da Grã-Bretanha. Você confere a programação dos cinemas da região no bloco Entretenimento, na capa do Portal Engeplus .

Cruzeiro vence e garante classificação à segunda fase da Copinha
Na noite desta quinta-feira, 11, São Paulo e Chapecoense se enfrentaram pela 2ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior . Depois dos lampejos de Toró, quem retomou o protagonismo do jogo foi o mau tempo.

Fluminense acusa Gustavo Scarpa de má-fé — Briga sem fim
Um pouco antes, a magistrada havia negado o pedido do meia para rescindir imediatamente seu contrato com o Fluminense . A transferência, nos moldes desejados pelo Flu, envolveria uma quantia de dinheiro e o empréstimo de outros atletas.

Detective Pikachu chegará ao ocidente em março no 3DS
O mais engraçado é que o Detetive Pikachu se recusa a lutar e, ao invés de usar golpes, prefere usar apenas o seu intelecto . O título está marcado para estreia no dia 23 de março e você acompanha mais no trailer logo acima, em inglês.

Outras notícias