Mulheres assistem jogo no estádio pela primeira vez na Arábia Saudita

Torcida da Arábia Saudita no jogo contra o Japão

Em dezembro, um decreto do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que chegou ao trono em 2015, permitiu que as mulheres passassem a conduzir veículos motorizados, decreto que entrará em vigor a partir de junho de 2018.

O salão, situado num centro comercial e onde o pessoal é constituído exclusivamente por mulheres, deverá permitir às sauditas escolher um veículo antes de irem para a estrada daqui a cinco meses, bem como encontrar soluções de financiamento, com bancos ou sociedades financeiras, para comprar um veículo. Nesta sexta-feira, contudo, elas poderão sentar pela primeira vez nas arquibancadas do estádio Cidade do Esporte Rei Abdullah, em Jidá, no oeste do país, para assistir a um jogo de futebol. Para já, a nova medida apenas está em vigor nestas três cidades.

A reforma prevê também que, ao longo deste ano, os estádios estejam devidamente preparados para receberem espetadores do sexo feminino.

"Este acontecimento prova que estamos a caminhar para um futuro próspero. Estou muito orgulhosa de ser uma testemunha desta mudança massiva", disse uma moradora de Gidá ao The Guardian .

Em outubro, o príncipe da Arábia Saudita havia indicado que promoveria mudanças sociais no país.

No entanto, sublinhe-se, estas medidas ofuscam o lado repressivo que ainda impera no país, sendo que as mulheres continuam a precisar de autorização dos homens para viajar para o estrangeiro ou abrir uma conta bancária, por exemplo.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Tatuagens ajudam a prender membro da Yakuza que se escondia na Tailândia
Shirai era procurado pelas autoridades japoneses por vários crimes, nomeadamente pelo assassínio de um rival em 2003. Shigeharu Shirai, de 74 anos, estava na Tailândia desde 2005 e fugido da Justiça há 15 anos.

Vasco encaminha saída de Mateus Vital para o Corinthians
Ainda formando elenco para 2018, o time paulista chegou a um acordo com o Vasco para contratar o jovem meia Mateus Vital. Nas redes sociais, os torcedores cruz-maltinos não estão aprovando a atitude no fim da atual gestão por essas vendas.

Skype recebe criptografia de ponta a ponta
A novidade da vez é que a gigante de Redmond começa a testar em fase Beta a criptografia ponta-a-ponta no mensageiro. De qualquer forma, é um passo da Microsoft na direção certa.

Fluminense acusa Gustavo Scarpa de má-fé — Briga sem fim
Um pouco antes, a magistrada havia negado o pedido do meia para rescindir imediatamente seu contrato com o Fluminense . A transferência, nos moldes desejados pelo Flu, envolveria uma quantia de dinheiro e o empréstimo de outros atletas.

Outras notícias