Pânico no Havai após falso alerta de ataque de míssil

O alerta falso foi enviado apenas um mês após o Havaí testar seu sistema de sirenes para ataque nuclear

Na linha de frente dos EUA diante das ameaças nucleares da Coreia do Norte, a população do Havaí recebeu uma mensagem aterrorizante pelos celulares na manhã de sábado (hora local): que uma ameaça iminente de míssil balístico os obrigava a correr para buscar abrigo.

"Isso é um alarme falso", escreveu a deputada democrata Tulsi Gabbard no Twitter.

O alarme foi desmentido quase de seguida, mas os habitantes do arquipélago norte-americano não ganharam para o susto. "Eu confirmei com autoridades e não há míssil a caminho".

A Agência de Gerenciamento de Emergência do Havaí viabilizou que havia ameaça cerca de 10 minutos depois.

"Isto não é um ensaio", lia-se na mensagem que gerou o pânico no Havai e avisava da chegada de um míssil balístico. "Isto não é um exercício".

O comandante David Benham, porta-voz do Comando do Pacífico dos EUA confirmou que era errado o alerta e a porta-voz da Casa Branca, Lindsay Walters, remeteu todas as perguntas para o Departamento de Defesa. Segundo o serviço meteorológico nacional em Honolulu, a mensagem teria sido um teste enviado por engano, segundo um comunicado publicado em seu site. O aviso terá sido enviado por engano. "Não há nada mais importante do que profissionalizar e colocar salvaguardas neste sistema de alertas Amber", advertiu o senador. "Ninguém entrou em pânico, mas foi confuso", com crianças perguntando por que precisavam ir para o porão.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

MPF exige que Santander organize mostras sobre diversidade — Queermuseu
Procurado pela reportagem, o Santander Cultural preferiu não se manifestar a respeito das afirmações de Fidelis. As exposições, conforme determinação do MPF, terão que permanecer abertas por aproximadamente 120 dias.

The Walking Dead é renovada para a sua 9ª temporada
A AMC acaba de anunciar a renovação do drama The Walking Dead para sua 9ª temporada . Gimple foi promovido a chefe de conteúdo da franquia.

'Game of Thrones': Diretor de programação da HBO explica adiamento
Numa declaração à Entertainment Weekly , Casey Bloys explica que "à medida que a série avançou, foi ficando maior - com maiores cenas de batalha, maiores efeitos especiais".

Xuxa elogia declaração de amor de Neymar para Bruna Marquezine
Vale dizer que, na internet, a página de Leo Dias que trazia esta informação não está mais no ar. Já uma terceira postou: "Espero que vocês fiquem juntos para sempre!".

Outras notícias