IBC-Br mostra que economia deixou herança positiva para 2018 — Análise

A recuperação de setores como o industrial ajudou a melhorar a economia

Já em 2016, a queda do PIB foi de 3,6%. O índice incorpora e sintetiza informações sobre o nível da atividade dos setores da economia, como indústria, agropecuária e serviços.

OFICIAL O resultado oficial será divulgado pelo IBGE em 1º de março. Sendo o primeiro avanço em três anos de queda.

O resultado ficou dentro do esperado pelo mercado financeiro.

Para 2017, o mercado trabalha com um crescimento de 1,01% do PIB. Entre os analistas, a expectativa é que o PIB tenha crescido 1% em 2017.

Para reaquecer a economia e combater a recessão, o governo Michel Temer anunciou, no ano passado, medidas como a liberação de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que injetou R$ 44 bilhões na economia, e do PIS/Pasep para idosos.

Já a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, investimentos) deve sair de uma retração de 2,4% em 2017, para expansão de 5,5% neste ano. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 2,86%.

No mercado de commodities, o petróleo tem a quarta alta seguida, com o aumento das tensões entre Israel e Irã.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) aumentou 1,04% em 2017, após três anos seguidos de queda.

Essa é a primeira variação positiva anual do IBC-Br desde 2013 e ajuda a reforçar o cenário de recuperação da atividade consolidado ao longo do ano.

Dezembro, porém, de acordo com os indicadores setoriais conhecidos, agora consolidados pelo IBC-Br, expressou uma inflexão para cima no comportamento da economia. No caso de setembro, a revisão foi de +0 29% para +0,38%.

A previsão oficial do BC para a atividade doméstica em 2017 é de avanço de 1,0%, sendo que este número foi informado em dezembro. Em comparação com igual período de 2016, o crescimento foi de 2,56%.

Na média móvel trimestral, indicador utilizado para captar tendência, o IBC-Br, sem ajuste, sobe 0,25 em dezembro após dois meses em baixa. A estimativa é que o Estado apresente um crescimento em torno de 1,5%.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

UESPI divulga edital da lista de espera SISU do 2018
A primeira convocatória está prevista para o dia 14 de março e a matrícula para os dias 19 a 21 de março. As matrículas dos convocados da Primeira Lista de Espera do PSC ocorrem nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Ex-ministro José Dirceu vira réu pela 3º vez na Lava Jato
Ao G1, o advogado Roberto Podval, que defende o ex-ministro, afirmou que a decisão de Sérgio Moro foi uma vitória para a defesa. No entanto, Vaccari, indicado pelo Ministério Público Federal como o operador do PT, ficou de fora da ação.

Número de mortes por febre amarela em Minas Gerais chega a 86
Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência. Os três casos que evoluíram para óbito são de uma mulher, de 55 anos, que mora na região do Mandaqui e frequenta o Tremembé.

Corpo de jovem que tentou salvar homem encontrado no Douro
Um homem de 19 anos estava desaparecido no rio, em Marco de Canaveses, desde as 23h00 de terça-feira. O corpo encontrava-se numa zona do rio próxima do local do desaparecimento.

Outras notícias