Saiba quem é o interventor da segurança pública no Rio

Exército faz operação na favela Nova Holanda no Complexo da Maré zona norte do Rio de Janeiro

Em 28 de agosto, ao ministrar palestra no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio, Braga Netto traçou um panorama do emprego das tropas nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e citou os exemplos da atuação no Rio e no Espírito Santo.

Na reunião, serão traçadas ações para colocar em prática o decreto de intervenção assinado na sexta pelo presidente. Natural de Belo Horizonte, o general, ao longo de sua carreira, comandou o 1º Regimento de Carros de Combate e foi chefe do Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do Comando Militar do Oeste.

O general do Exército Walter Braga Netto, comandante do CML (Comando Militar do Leste), é o nome cotado para ser o interventor federal na segurança do Rio. Em artigo publicado o Estado de S.Paulo, o professor do Departamento de Administração da FGVSP e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani e do cientista político e professor do departamento de Gestão Pública da FGVSP, Marco Antonio Carvalho Teixeira, acreditam que o decreto poderá causar o desprestígio das forças policiais militares e civis que, inclusive, sofrem com atrasos no pagamento de salários e condições de trabalho degradantes. Antes de assumir o CML, era comandante da 1ª Região Militar (Região Marechal Hermes da Fonseca).

O secretário de segurança do Rio, Roberto Sá, também deverá ser afastado do cargo. O general Braga Netto exercerá o papel de governador do Rio de Janeiro, especificamente na área de segurança pública, área esta que o atual governador do estado, Luiz Fernando Pezão, não apitará mais nada.

Os militares não gostam deste tipo de atuação, mas cumprem ordens. Mineiro ele atuou como Coordenador geral da assessoria especial para os jogos olímpicos e paralímpicos. Tem 23 condecorações nacionais e quatro estrangeiras, segundo o Ministério da Defesa. A votação na Câmara está marcada para a noite da próxima segunda-feira.

A intervenção irá até 31 de dezembro de 2018 e entra em vigor a partir da publicação do decreto no Diário Oficial da União.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Paolla Oliveira dispensa Sapucaí para evitar Juliana Paes
Tentamos todos manter o sorriso porque é carnaval , mas o sorriso que fica é amarelo. "No fundo do coração, fica uma dor, uma angústia, um medo do amanhã", desabafou.

Photos Companion - Transfira fotos do smartphone para o PC
A Microsoft lançou uma nova aplicação para Android e iOS , chama-se Photos Companion , e só o seu nome já é bastante sugestivo. A aplicação irá apresentar então um código QR que deve ler com o smartphone depois de carregar em "Enviar fotos".

Ponte Preta x Palmeiras: prováveis times, onde ver, desfalques e palpites
Desta forma, não houve atividade tática na manhã deste sábado, que foi fechada para a imprensa na Academia de Futebol. A partida Ponte Preta x Palmeiras é valida pela oitava rodada da primeira fase do campeonato paulista .

Em 2019 as matrículas passam a ter quatro letras — Novidades
No próximo ano, surgirão nas estradas portuguesas matrículas com quatro letras e dois números, dispostos desta forma: AA - 01 - AA.

Outras notícias