Angela Merkel toma posse como nova chanceler da Alemanha

Angela Merkel toma posse como nova chanceler da Alemanha

A tomada de posse acontece horas depois de os deputados terem votado favoravelmente a eleição Merkel, abrindo as portas para o cumprimento do quatro mandato consecutivo, ao fim de seis meses depois de impasse político. "Com a ajuda de Deus", ela prometeu, pela quarta vez, colocar sua "força a serviço do bem do povo alemão" e "proteger e defender a Lei fundamental e as leis da Federação". Dos 709 deputados, foram contabilizados 688 votos válidos (364 a favor, 315 contra e nove abstenções). Foi uma maioria mais estreita do que se esperava.

Merkel realizará durante a tarde o primeiro conselho de ministros deste governo reformado e quase paritário.

Chanceler da Alemanha desde 2005, Merkel alcançou a maioria absoluta na votação no Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento alemão.

Muitos analistas acreditam que este será provavelmente o último mandato de Merkel.

As eleições ocorreram em setembro de 2017, mas a coalizão só foi formada neste mês, quando o SPD concordou em participar da aliança. Após longo período de discussões, o grupo fechou um acordo de coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão).

A Europa espera que a primeira economia do continente esteja pronta para enfrentar os desafios.

A tranquilizadora estabilidade encarnada durante muitos anos por Merkel acabou se voltando contra ela.

Com isso, a chanceler recebeu os cumprimentos de seus colegas parlamentares e convidados, entre eles, o ministro da antiga legislatura, futuros membros do gabinete, seu marido, Joachim Sauer, e sua mãe, Herlind Kasner.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Madonna vai dirigir seu terceiro filme
A cantora Madonna vai voltar a trocar o microfone pelas câmeras de cinema. A bailarina Michaela DePrince comemorou a notícia em seu Instagram.

Novo técnico Diego Aguirre é apresentado e já fala em reforços
Ele garantiu que, mesmo se o convite vier, cumprirá seu contrato até o fim. O São Paulo anunciou no último domingo a contratação de Diego Aguirre .

Menino de 10 anos que estava desaparecido é encontrado morto no telhado
A mulher disse que tinha viajado para Dourados durante o fim de semana e que não sabia do sumiço. A polícia investiga o motivo da morte do garoto.

Prédio de três andares desaba em Salvador e mata quatro, incluindo criança
Na Avenida Jequitaia, um ônibus perdeu o controle e subiu no canteiro, derrubando parcialmente um poste. O acesso à Djalma Dultra está impedido após um micro-ônibus colidir em um poste na Ladeira dos Galés.

Outras notícias