Angela Merkel toma posse como nova chanceler da Alemanha

Angela Merkel avança para quarto mandato

A tomada de posse acontece horas depois de os deputados terem votado favoravelmente a eleição Merkel, abrindo as portas para o cumprimento do quatro mandato consecutivo, ao fim de seis meses depois de impasse político. "Com a ajuda de Deus", ela prometeu, pela quarta vez, colocar sua "força a serviço do bem do povo alemão" e "proteger e defender a Lei fundamental e as leis da Federação". Dos 709 deputados, foram contabilizados 688 votos válidos (364 a favor, 315 contra e nove abstenções). Foi uma maioria mais estreita do que se esperava.

Merkel realizará durante a tarde o primeiro conselho de ministros deste governo reformado e quase paritário.

Chanceler da Alemanha desde 2005, Merkel alcançou a maioria absoluta na votação no Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento alemão.

Muitos analistas acreditam que este será provavelmente o último mandato de Merkel.

As eleições ocorreram em setembro de 2017, mas a coalizão só foi formada neste mês, quando o SPD concordou em participar da aliança. Após longo período de discussões, o grupo fechou um acordo de coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão).

A Europa espera que a primeira economia do continente esteja pronta para enfrentar os desafios.

A tranquilizadora estabilidade encarnada durante muitos anos por Merkel acabou se voltando contra ela.

Com isso, a chanceler recebeu os cumprimentos de seus colegas parlamentares e convidados, entre eles, o ministro da antiga legislatura, futuros membros do gabinete, seu marido, Joachim Sauer, e sua mãe, Herlind Kasner.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cachorro morre após viajar no bagageiro superior de avião
A United Airlines abriu uma investigação sobre o caso para evitar que isso aconteça novamente. Depois do ocorrido, o funcionário afirmou que não sabia que o cachorro estava dentro.

Voltaço e Botafogo ficam no empate no Raulino de Oliveira
Estamos todos juntos, fortes para buscar essa vitória no clássico contra o Vasco , que não será fácil". Provavelmente o Jefferson estará à disposição. "Não podemos pensar no Flamengo contra a Portuguesa .

Inflação em Portugal recuou em fevereiro
Em Fevereiro, os preços neste segmento aumentaram 1,02%, quando no mês anterior o aumento tinha sido superior a 3%. Segundo a estimativa rápida do Eurostat, a taxa de inflação na zona euro recuou para 1,2% em fevereiro.

Comprometimento, organização e caráter: Vasco monta pilares por Libertadores
O clube eliminou o Jorge Wilstermann da Bolívia e o Universidad Concepcíon do Chile, após esta fase conquistou a vaga no grupo 5. Se depender do treinador Zé Ricardo , só saberemos o time que entrará em campo às vésperas do jogo.

Outras notícias