Aos 76 anos, morre cientista britânico Stephen Hawking

O físico Stephen em imagem de abril de 2016

Segundo comunicado da família do cientista, ele morreu de causas naturais em sua casa em Cambridge, no Reino Unido.

A causa de morte de Hawking ainda não foi anunciada.

Seu primeiro livro a se tornar popular foi Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros, lançado em 1988. Ao longo dos anos ele também havia sido internado inúmeras vezes em virtude de sua saúde debilitada.

Impossibilitado de dar uso às suas cordas vocais, Stephen Hawking continuava a ser ouvido.

Trabalhando na área de cosmologia e astrofísica, principalmente nos problemas ligados aos buracos negros, Hawking descobriu, em 1974, que esses objetos não são completamente escuros, mas emitem radiação térmica.

Aos 21 anos, foi-lhe dito que sofria de esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como a doença de Lou Gehrig) e que teria menos de três anos de vida pela frente. Nascido no dia 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra, Stephen William Hawking se mudou aos 8 anos para St, Albans, cidade vizinha a Londres.

Hawking vivia em uma cadeira de rodas e era dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar com as pessoas.

"Eu tento viver a vida da maneira mais normal possível". Hawking voltou a se casar em 1995, com sua enfermeira Elaine Mason, mas o segundo enlace terminou em 2006, com acusações (jamais confirmadas) de que a mulher o agredia. O filme A Teoria de Tudo, que conta sua história, ganhou Oscar em 2014.

Em setembro de 2016, Hawking se juntou a 375 cientistas "preocupados" que assinaram uma carta aberta criticando o então candidato à Presidência dos EUA Donald Trump, citando as ameaças das mudanças climáticas e repudiando seus planos de abandonar o Acordo de Paris, que limita a emissão de poluentes.

E foi com base no crescente peso da fama e na dificuldade cada vez maior de cuidar do marido doente que Jane pediu o divórcio, em 1991, depois de 25 anos juntos e três filhos.

"Estamos profundamente tristes, pois nosso amado pai faleceu hoje. Ele era um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos". Os filhos ressaltaram sua 'coragem e persistência' e seu 'brilhantismo e humor'.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Executiva da HBO aponta final chocante em Game Of Thrones
Posteriormente o próprio George Martin anunciou que Bryan Cogman também estava desenvolvendo outro roteiro com o seu auxilio. Game Of Thrones retornará apenas em 2019, ainda sem uma data específica. "Então houve aplausos que duraram 15 minutos".

STF aceita denúncia contra o senador Romero Jucá
O voto do relator, ministro Marco Aurélio, foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. O texto recebeu 23 emendas do senador, das quais sete foram aprovadas totalmente ou em parte.

Botafogo repercute morte de Bebeto de Freitas: "Sempre um botafoguense apaixonado"
A morte foi confirmada pelo prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente do Atlético , Alexandre Kalil , que se despediu do amigo. O dirigente passou mal no hotel da concentração do Atlético-MG, clube no qual atuava como diretor de administração e controle.

FPF divulga datas e horários das quartas de final do Paulistão
No domingo, às 16 horas, o São Paulo viaja para enfrentar o São Caetano no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O São Paulo encara o São Caetano, comandado por Pintado, enquanto o Santos tentará chegar à semifinal contra o Botafogo-SP.

Outras notícias