Brasil negocia com outros países antes de recorrer à OMC, diz diretor

Roberto Azevêdo diretor-geral da OMC durante entrevista- Ailton de Freitas  Agência O Globo

O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira que o Brasil deve ter cuidado na maneira como vai enfrentar a taxação sobre aço e alumínio imposta pelos Estados Unidos, devido à importante relação entre os dois países, mas ressaltou que se não houver uma solução em breve o país entrará com uma representação na Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele ainda afirmou que irá tirar satisfações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas aplicadas ao aço. Portanto, se não houver uma solução amigável, vamos fazer uma representação à OMC, não unilateralmente, mas com todos os países que tiveram prejuízo.

O governo dos EUA impôs na semana passada tarifas de 25 por cento sobre importações de aço e 10 por cento sobre importações de alumínio.

O presidente Temer participou da abertura do Fórum Econômico Mundial, em São Paulo, ao lado do governador Geraldo Alckmin e do prefeito João Dória, além do idealizador do fórum, o alemão Klaus Schwab.

Azevêdo afirmou que é difícil especular sobre o cenário atual, pois os Estados Unidos iniciará uma rodada de negociações com parceiros comerciais para decidir sobre quais países e produtos serão taxados.

Temer afirmou que o governo brasileiro está conectando as empresas brasileiras que vendem aço aos EUA, assim como as companhias americanas que recebem o produto brasileiro.

- Vou telefonar ao presidente Trump.

- Somos contra todo e qualquer protecionismo. Queremos abertura de nosso mercado e também a abertura dos mercados estrangeiros ao Brasil - disse o presidente. Ele também falou sobre a relação com Trump, afirmando que "a primeira aposta é o diálogo" e que "o Brasil é amigo dos Estados Unidos".

- Anda não sabemos a extensão total dessas medidas, mas elas trarão impacto negativo também para as companhias americanas e os consumidores.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cachorro morre após viajar no bagageiro superior de avião
A United Airlines abriu uma investigação sobre o caso para evitar que isso aconteça novamente. Depois do ocorrido, o funcionário afirmou que não sabia que o cachorro estava dentro.

Londres expulsa 23 diplomatas russos por envenenamento de ex-espião
Também hospitalizado está um polícia, um dos primeiros a chegar ao local para socorrer o ex-espião russo e a sua filha. Um policial britânico que foi um dos primeiros a atender Skripal também foi afetado pelo agente nervoso.

Novo técnico Diego Aguirre é apresentado e já fala em reforços
Ele garantiu que, mesmo se o convite vier, cumprirá seu contrato até o fim. O São Paulo anunciou no último domingo a contratação de Diego Aguirre .

Neymar e pai recebem presidente do PSG em Mangaratiba
Porém, não houve acordo. "Tudo correu muito bem, não há problema com Neymar e tivemos um dia fabuloso". Porém, o contrato assinado em 2012 está muito abaixo dos valores pagos aos grandes clubes europeus.

Outras notícias