Consumidores do Rio vão pagar mais por luz da Light

Funcionário da CPFL

Mais cedo, a Aneel aprovou um reajuste de 9,09% nas tarifas dos consumidores residenciais da Light.

Consumidores conectados à alta tensão da CPFL Jaguari terão alta de 23,59%; na CPFL Mococa haverá redução de 1,81%; para a CPFL Leste Paulista a alta será de 8,39%; para a CPFL Sul Paulista a elevação será de 14,94%; e para a CPFL Santa Cruz, aumento de 5,72%. A Light atende a 3,8 milhões de unidades consumidoras no Rio de Janeiro e outros 30 municípios do Estado.

A conta da Enel, no entanto, subirá muito mais do que a da Light. E o custo de distribuição, representado pela parcela B, teve peso de 4,60 pontos porcentuais.

A outra metade do reajuste proposto diz respeito a componentes financeiros, que, embora elevados, têm efeito de um ano.

Os percentuais assustam até mesmo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, que admitiu, na semana passada, que as contas de luz estão subindo excessivamente no país.

"Isso reforça a nossa encomenda para melhorar o processo tarifário para evitar, na medida do possível, essa volatilidade no comportamento da tarifa", afirmou.

Entre as principais causas para a elevação das contas, bem acima da inflação do ano passado para várias empresas, estão aumentos em encargos que custeiam subsídios e maiores custos das distribuidoras com a compra de energia, devido a chuvas desfavoráveis que exigiram o uso no ano passado de mais usinas termelétricas, mais caras que as hídricas. "Então, se conseguirmos colocar algo mais próximo do real na parcela A, conseguiremos mais estabilidade na tarifa, que é o desejado".

Os valores serão submetidos a consulta pública até o dia 21 de abril. Os índices finais serão aplicados em 28 de maio.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Telefônica Brasil anuncia aporte de R$ 24 bilhões entre 2018 e 2020
Participaram o presidente da companhia, Eduardo Navarro; o vice-presidente executivo da Vivo, Christian Gebara; e o chefe financeiro, David Melcon.

Roteirista indica morte de heróis em "Vingadores: Guerra Infinita"
Vale ressaltar que essa atração pode indicar o lançamento de um novo trailer do filme! Vingadores: Guerra Infinita chega aos cinemas em 26 de abril.

Menina que chorou ao ganhar bolo de aniversário emociona internautas
Aos 22 anos, ela organizou a festa contando com a colaboração da família, que se reuniu para comprar os ingredientes, e de uma amiga, que fez a receita.

Bruno Viana assina com o Sporting de Braga até 2023
Bruno Viana e a SAD do Sporting de Braga chegaram a acordo e o central brasileiro é jogador dos minhotos, agora em definitivo, até 2023.

Outras notícias