Consumidores do Rio vão pagar mais por luz da Light

SF Notícias

Mais cedo, a Aneel aprovou um reajuste de 9,09% nas tarifas dos consumidores residenciais da Light.

Consumidores conectados à alta tensão da CPFL Jaguari terão alta de 23,59%; na CPFL Mococa haverá redução de 1,81%; para a CPFL Leste Paulista a alta será de 8,39%; para a CPFL Sul Paulista a elevação será de 14,94%; e para a CPFL Santa Cruz, aumento de 5,72%. A Light atende a 3,8 milhões de unidades consumidoras no Rio de Janeiro e outros 30 municípios do Estado.

A conta da Enel, no entanto, subirá muito mais do que a da Light. E o custo de distribuição, representado pela parcela B, teve peso de 4,60 pontos porcentuais.

A outra metade do reajuste proposto diz respeito a componentes financeiros, que, embora elevados, têm efeito de um ano.

Os percentuais assustam até mesmo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, que admitiu, na semana passada, que as contas de luz estão subindo excessivamente no país.

"Isso reforça a nossa encomenda para melhorar o processo tarifário para evitar, na medida do possível, essa volatilidade no comportamento da tarifa", afirmou.

Entre as principais causas para a elevação das contas, bem acima da inflação do ano passado para várias empresas, estão aumentos em encargos que custeiam subsídios e maiores custos das distribuidoras com a compra de energia, devido a chuvas desfavoráveis que exigiram o uso no ano passado de mais usinas termelétricas, mais caras que as hídricas. "Então, se conseguirmos colocar algo mais próximo do real na parcela A, conseguiremos mais estabilidade na tarifa, que é o desejado".

Os valores serão submetidos a consulta pública até o dia 21 de abril. Os índices finais serão aplicados em 28 de maio.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Flamengo desembarca e Dourado dá alerta — Libertadores
O técnico Paulo César Carpegiani alimenta uma dúvida no meio-campo: Willian Arão e Éverton Ribeiro brigam pela vaga. Nesta segunda-feira (12), foi confirmado um importantes desfalque. - Temos que ir para ganhar.

Botafogo repercute morte de Bebeto de Freitas: "Sempre um botafoguense apaixonado"
A morte foi confirmada pelo prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente do Atlético , Alexandre Kalil , que se despediu do amigo. O dirigente passou mal no hotel da concentração do Atlético-MG, clube no qual atuava como diretor de administração e controle.

Novela O Outro Lado do Paraíso: resumo de quarta e quinta-feira
Mariano divide com Lívia toda a sua tristeza e decepção com relação a mentira que seu irmão lhe contou durante anos. Lívia ameaça Renato e o acusa de querer a guarda de Tomaz para ficar com as esmeraldas.

Lívia Andrade fala sobre brigas com Mara Maravilha
Segundo informou Ricardo Feltrin, colunista do UOL, as duas vêm se ameaçando e deixando o clima nos bastidores do SBT pesado. Só que ela tenta, e quem chora todo dia aqui é ela, e eu vou para casa feliz da vida. "Plantou, agora colhe", disparou Lívia.

Outras notícias