Doenças raras. Investimento de 90 milhões de euros em 2017

Celebra-se hoje o Dia Mundial das Doenças Raras

Neta quarta-feira (28) é comemorado o Dia Mundial das Doenças Raras. De acordo com a geneticista, estima-se que existam mais de 8 mil doenças consideradas raras.

Segundo o Infarmed, "o número de moléculas destinadas ao tratamento de doenças raras tem vindo a crescer a nível europeu, em resposta às necessidades de doentes que têm habitualmente menos alternativas terapêuticas".

O Infarmed refere que, entre janeiro e novembro de 2017, os medicamentos órfãos representaram um investimento de 89,2 milhões de euros para o SNS, mais 3,3 milhões de euros do que no período homólogo.

"As enfermidades são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, como também de pessoa para pessoa", disse Adelson, alertando que as doenças raras acometam cerca de 560 milhões de pessoas em todo o mundo, tendo pelo menos 13 milhões de pessoas afetados no Brasil.

O acesso ao tratamento tem sido garantido nos hospitais, seja através de financiamento ou de acesso a autorizações de utilização excecional, sempre que estes medicamentos ainda estejam em avaliação, argumenta o Infarmed num comunicado.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Diablo III de Nintendo Switch (quase) confirmado
Desde então que também surgiram versões para as consolas, nomeadamente para PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One . O momento chave, que está a gerar a especulação, é quando aparece uma mão para desligar o interruptor do candeeiro.

Vídeo traz novos personagens e comentários do elenco — Jessica Jones
A Netflix liberou nesta quinta-feira (01), um vídeo com os bastidores da segunda temporada da aguardada Marvel - Jessica Jones . A segunda temporada de Marvel - Jessica Jones tem estreia marcada para o dia 08 de março - no Dia Internacional da Mulher .

Neymar será operado em Belo Horizonte
Ainda segundo o médico da seleção brasileira , há tempo suficiente para o atleta se recuperar para a Copa do Mundo . O tempo de recuperação é de dois meses e meio a três meses, mas isso depende da individualidade de cada jogador.

Aeroporto da Madeira. 14 voos cancelados devido ao mau tempo
O IPMA já emitiu aviso vermelho para as zonas montanhosas da ilha por causa do vento e chuva fortes. Também os percursos pedestres recomendados estão encerrados desde segunda-feira.

Outras notícias