Donald Trump afasta Rex Tillerson. Mike Pompeo assume o lugar

Trump demite secretário de Estado Rex Tillerson

"Mike Pompeo, diretor da CIA, vai se tornar nosso novo Secretário de Estado".

Steve Goldstein, um dos principais diplomatas dos Estados Unidos, foi demitido nesta terça-feira (13) depois de fazer comentários sobre a destituição do secretário de Estado Rex Tillerson.

Trump chegou a criticar seu ministro publicamente no Twitter, dizendo que ele estava "perdendo tempo" ao tentar negociar com a Coreia do Norte.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje em sua conta no Twitter que Rex Tillerson está deixando o cargo de Secretário de Estado, que será assumido por Mike Pompeo, atual diretor da CIA.

"O que é mais importante é que seja uma transição suave e ordeira, num momento em que o país continua a enfrentar importantes desafios políticos e de segurança nacional", disse Rex Tillerson em conferência de imprensa.

A mudança foi anunciada pela rede social do presidente americano.

Quando ela foi indicada como vice-diretora no ano passado, agentes de inteligência que serviram com Gina e autoridades do Congresso disseram que em 2002, durante o governo do presidente republicano George W. Bush, ela administrou uma prisão secreta da CIA na Tailândia apelidada de "Olho de Gato".

Trump e Tillerson tinham já colidido numa série de questões, com o então líder da diplomacia a discordar das abordagens de Trump em matéria de política externa, designadamente em relação à Coreia do Norte. Será a primeira vez que a agência terá uma mulher como diretora. Além disso, Joseph Yun, representante da administração americana para as relações com a Coreia do Norte, alegou há poucas semanas "razões pessoais" para se reformar.

Nesta terça-feira algumas autoridades de inteligência dos EUA disseram que relatos sobre seu suposto envolvimento em interrogatórios que incluíram tortura são falsos - mas não deram detalhes de imediato nem negaram sua implicação na destruição de vídeos de técnicas de interrogatório violentas. "O acordo com o Irã achei que era terrível, ele achou que estava bem".

"O secretário não falou com o presidente esta manhã e não tem conhecimento do motivo, mas ele está grato pela oportunidade de servir e ainda acredita piamente que o serviço público é uma vocação nobre e não se arrepende de nada", declarou.

Tillerson estava em uma viagem oficial à África na semana passada onde, aparentemente, foi pego de surpresa pelo anúncio de Trump de que ele iria se encontrar com o líder coreano Kim Jong-un.

"Desejamos o melhor para o secretário designado Pompeo", completou.

Tillerson é um dos muitos membros do governo Trump que deixou seu posto nos últimos 14 meses. Desde que assumiu o posto, o presidente já fez diversas mudanças em sua equipe e viu muitos assessores e funcionários renunciarem.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Salvador Sobral, Ana Moura e Mariza na final da Eurovisão
Cláudia Pascoal vai representar o nosso país, através da canção composta por Isaura , 'O Jardim' . As eliminatórias terão lugar a 8 e 10 de maio, com a final a decorrer no dia 12 de maio .

Militares reforçam patrulhamento ostensivo na Vila Kennedy
Os militares ficam na Vila Kennedy até a noite, período em que o policiamento será feito por equipes do 14º BPM (Bangu). Na ação também foram apreendidos um rário transmissor, 41 trouxinhas de maconha, uma arma calibre 12 e munição.

Instagram desativa GIFs no Stories depois que acharam conteúdo racista
O primeiro aplicativo a remover o GIF em questão foi o Snapchat . " Nós corrigimos o bug e reativamos os filtros de moderação em todos os stickers de nossa biblioteca ", explicou a empresa.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias