Farmácias passam a fazer teste do VIH e hepatite B e C

Ativistas aplaudem testes nas farmácias mas lembram que não é diagnóstico

Invocando "a defesa do interesse público" e lembrando que a taxa de diagnóstico tardio de VIH/sida em Portugal é "das mais elevadas" da União Europeia, o Ministério da Saúde autoriza, por despacho publicado nesta segunda-feira em Diário da República, a utilização de dispositivos destinados a estes testes rápidos nas farmácias e também em laboratórios de patologia e de análises clínicas.

Avança o diário que as farmácias e laboratórios foram autorizados a conduzir estes testes sem prescrição médica, sendo que poderá saber o resultado em cerca de 15 minutos.

A adesão a este procedimento, de acordo com o matutino, deverá ser voluntária; os preços dos testes ainda não são conhecidos - em Espanha variam entre os 25 e os 30 euros.

A diretora dos programas nacionais para a infeção VIH/sida e hepatites virais da Direção-Geral da Saúde (DGS), a médica Isabel Aldir, acredita que o mais importante é "diversificar as formas de as pessoas acederem aos testes".

Caso os resultados sejam positivos, é necessária posterior confirmação através dos exames convencionais em laboratório. No caso do VIH, é preciso observar o chamado "período janela", que é de três meses após a exposição ou contacto.

Os profissionais de saúde nas farmácias e laboratórios de análises vão brevemente (o Infarmed tem agora de 30 dias para publicar as normas necessárias para operacionalizar a concretização da medida) receber formação da Ordem dos Farmacêuticos para prestar, antes e depois do teste, informação apropriada - sendo da responsabilidade destes reencaminhar, em caso de diagnóstico positivo, os pacientes para uma unidade hospitalar.

Os testes ao VIH e hepatites nas farmácias devem salvaguardar a confidencialidade e privacidade, define o despacho, sem detalhar de que forma isso deve ser feito.

No despacho hoje publicado, o Governo considera que a disponibilidade detestes rápidos em farmácias comunitárias é "ainda mais premente em zonas geográficas com maior prevalência" faz infeções por VIH ou hepatites e onde existam limitações ou constrangimento no acesso a estruturas de saúde.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Brasil vai pedir aos EUA não pagar taxas sobre aço e alumínio
De Japão e Coreia do Sul a Austrália e Europa e Brasil, autoridades estão fazendo fila para buscar isenção das tarifas. JUSTO!", escreveu o presidente americano.

Helicóptero cai em Nova York e mata duas pessoas
O porta-voz do Departamento de Bombeiros de Nova York informou que uma equipe estava pesquisando o rio quando o fato aconteceu. As hélices do helicóptero rapidamente batem na água e o aparelho afunda muito rapidamente, virado ao contrário.

Real Madrid, Liverpool through to quarter-final — Champions League
Elimination, after PSG had taken the lead in the first leg, would surely hasten the departure of Spanish coach Unai Emery . Maybe it will, eventually? As if he's saying, 'I want to return to Barcelona, but I'm available if they don't want me'.

Milhares marcharam em Barcelona pela República da Catalunha
Manifestação tenta pressionar partidos independentistas para que cheguem a acordo para constituir governo e retomem processo de separação da Espanha.

Outras notícias