Mais de 400 comboios suprimidos devido à greve da IP

Mais de 100 comboios suprimidos entre a meia-noite e as 08 horas devido a greve

A fonte indicou que estes 16 comboios fazem parte dos serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral.

Também o coordenador da Fectrans - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, José Manuel Oliveira, disse cerca das 8h30 à Lusa que a adesão ao protesto "está a ser elevada"."Entre as 00h00 e as 8h00 a adesão foi elevada".

Segundo a decisão do Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social, disponível no sítio de internet desta entidade, a definição de serviços mínimos para a Infraestruturas de Portugal, decidida por unanimidade, contempla disponibilização de canal para a realização de circulações, como os comboios urbanos de Lisboa e Porto, correspondente a cerca de 25% da realização em horário normal.

"No setor rodoviário a situação foi idêntica, com serviços encerrados ou a meio gás, mas foram mais visíveis os efeitos da greve na circulação ferroviária", afirmou.

Vários sindicatos da Infraestruturas de Portugal (IP) agendaram uma greve para segunda-feira e a CP já tinha avisado que iriam registar-se "fortes perturbações e supressões em todos os serviços", não estando prevista a disponibilização de transportes alternativos.

"Não faz sentido que haja um acordo aqui relativamente à IP diferente daquele que foi conseguido na CP, onde houve um aumento intercalar de salários até estar terminada a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho", disse. Os trabalhadores exigem o aumento de 4%. "Fizemos uma contraproposta e é por isso que hoje está a decorrer esta greve", explicou José Manuel Oliveira.

E acrescenta: "Aos Clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio".

Apenas 16 comboios da Fertagus circularam entre as 00h00 e as 9h39 de hoje devido à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, disse uma fonte da empresa, acrescentando que o próximo só vai realizar-se às 14h58."Dos 21 comboios habituais da Fertagus (Ponte 25 de Abril) entre a meia noite e as 09h39, realizaram-se sete no sentido norte/sul e, no sentido sul/norte, nove dos 24 habituais", adiantou a mesma fonte.

Os sindicatos reivindicam um aumento imediato na ordem dos quatro por cento, que garanta um mínimo de 40 euros a cada trabalhador.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Morre o ex-SS Oscar Groning, conhecido como o contador de Auschwitz'
Uma atividade que o próprio chegou a descrever como "uma pequena peça na engrenagem", declarando-se "inocente". Segundo a revista alemã Der Spiegel, o ex-membro das SS morreu na última sexta-feira (9) no hospital.

Doria anuncia pré-candidatura ao governo de SP
Doria mandou um recado a grupos do partido que o acusam de temer o debate com os outros pré - candidatos tucanos. Doria enfrentará os tucanos José Aníbal, Floriano Pesaro e Luís Felipe d'Ávila.

Salvador Sobral, Ana Moura e Mariza na final da Eurovisão
Cláudia Pascoal vai representar o nosso país, através da canção composta por Isaura , 'O Jardim' . As eliminatórias terão lugar a 8 e 10 de maio, com a final a decorrer no dia 12 de maio .

Militares reforçam patrulhamento ostensivo na Vila Kennedy
Os militares ficam na Vila Kennedy até a noite, período em que o policiamento será feito por equipes do 14º BPM (Bangu). Na ação também foram apreendidos um rário transmissor, 41 trouxinhas de maconha, uma arma calibre 12 e munição.

Outras notícias