Morre o cientista mais respeitado da atualidade o Ateu Stephen Hawking

Aos 76 anos morre cientista britânico Stephen Hawking

O britânico Stephen Hawking conquistou em seus 76 anos de vida o título de um dos mais respeitados e conhecidos cientistas do mundo, além de ser símbolo de determinação por seguir em suas pesquisas mesmo fortemente atingido pela esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos. Ele era um cientista incrível e um homem extraordinário cujo trabalho e legado vai viver por muitos anos. Os dois físicos aplicaram a lógica dos buracos negros ao universo inteiro, assunto que o primeiro detalharia mais tarde para o grande público em Uma Breve História do Tempo, do Big Bang aos buracos negros (1988).

Ele procurou trazer teorias científicas avançadas para uma audiência geral com "A Breve História do Tempo", que se tornou um best-seller internacional.

No cinema recentemente Hawking foi homenageado com o filme "A Teoria de Tudo"; interpretado por Eddie Redmayne e Felicity Jones que interpreta sua primeira esposa Jane Hawking, longa que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Redmayne.

Para produzir sua "fala", o físico formava as palavras em uma tela com o movimento dos olhos, também usado para movimentar sua cadeira de rodas. Além de seu brilhantismo e suas qualidades de divulgador, Hawking se transformou em uma estrela mundial por causa da obstinação com que se agarrou ao mundo. "Na verdade, os buracos negros libertam radiação e partículas, accabando por explodir e desaparecer", continua o NYT.

Buracos negros, normalmente formados pelo colapso de estrelas de alta massa, são objetos tão comprimidos e densos que a força gravitacional ao seu redor impede que qualquer coisa escape deles —até mesmo a luz. "Não estava procurando por elas [as partículas]".

Sobre sucesso comercial: "Eu quero que meus livros sejam vendidos em lojas de aeroporto"- em entrevista ao jornal americano The New York Times, em dezembro de 2004.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra, 300 anos após a morte de Galileu. "A sua vida e os seus trabalhos têm sido muitos dos assuntos em 'A Teoria de Big Bang' e todos somos melhores para isso", escreveu Kaley Cuoco, a 'Penny' da sitcom. Pretendia se dedicar à Matemática, mas como esta não integrava a grade da universidade, escolheu a Física e se graduou em 1962. Ele saiu de Oxford e foi para Cambridge fazer uma pesquisa na área de cosmologia, já que não havia essa área na universidade em que estudava.

Segundo a teoria de Stephen Hawking, a seleção inglesa tinha mais probabilidade de vencer numa tática de 4x3x3; jogar com o equipamento vermelho era-lhes mais favorável; e os marcadores de penáltis deveriam ser os jogadores loiros. Ele também foi diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade.

Suas principais áreas de especialidade eram cosmologia teórica e gravidade quântica.

Hawking casou-se duas vezes. A causa da morte seriam complicações em seu quadro de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença rara que tem como principal sintoma a fraqueza muscular. Aos poucos, os portadores de ELA perdem a capacidade de se mover, de falar, de engolir e de respirar.

Em uma cadeira de rodas e falando através de um sintetizador eletrônico, Hawking continuava expressando suas ideias e prosseguindo com suas pesquisas, trabalho que o tornou respeitado e ouvido no mundo todo, não só por sua inteligência, mas também por sua perseverança.

Ele teve três filhos. O casal se separou após 25 anos e o cientista se casou com a ex-enfermeira Elaine Mason, de quem se divorciou em 2006 em meio a boatos de maus-tratos, que ele negou.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cachorro morre após viajar no bagageiro superior de avião
A United Airlines abriu uma investigação sobre o caso para evitar que isso aconteça novamente. Depois do ocorrido, o funcionário afirmou que não sabia que o cachorro estava dentro.

Madonna vai dirigir seu terceiro filme
A cantora Madonna vai voltar a trocar o microfone pelas câmeras de cinema. A bailarina Michaela DePrince comemorou a notícia em seu Instagram.

Voltaço e Botafogo ficam no empate no Raulino de Oliveira
Estamos todos juntos, fortes para buscar essa vitória no clássico contra o Vasco , que não será fácil". Provavelmente o Jefferson estará à disposição. "Não podemos pensar no Flamengo contra a Portuguesa .

Menino de 10 anos que estava desaparecido é encontrado morto no telhado
A mulher disse que tinha viajado para Dourados durante o fim de semana e que não sabia do sumiço. A polícia investiga o motivo da morte do garoto.

Outras notícias