Morre o ex-SS Oscar Groning, conhecido como o contador de Auschwitz'

O ex-nazista Oskar Gröning em audiência no tribunal de Lüneburg no norte da Alemanha    - Tobias Schwarz

Não chegou a cumprir a pena, dada a fragilidade do seu estado de saúde.

"O único que temos é uma carta de seu advogado, segundo o qual teria morrido", declarou Eisenhauer, que assegurou "não dispor ainda" de um atestado de óbito, documento que deve ser entregue pela Prefeitura às autoridades judiciais e cuja emissão pode demorar alguns dias.

O 'contador de Auschwitz', o alemão Oskar Gröning, morreu aos 96 anos, anunciou nesta segunda-feira (12) o jornal regional Hannoversche Allgemeine Zeitung citando seu advogado.

Segundo a revista alemã Der Spiegel, o ex-membro das SS morreu na última sexta-feira (9) no hospital.

No julgamento, Oskar Gröning admitiu que tinha assistido ao assassinato de judeus, mas sempre negou ter sido um cúmplice do que se passava naquele complexo de campos de concentração da Alemanha nazi. Uma atividade que o próprio chegou a descrever como "uma pequena peça na engrenagem", declarando-se "inocente".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Salvador Sobral, Ana Moura e Mariza na final da Eurovisão
Cláudia Pascoal vai representar o nosso país, através da canção composta por Isaura , 'O Jardim' . As eliminatórias terão lugar a 8 e 10 de maio, com a final a decorrer no dia 12 de maio .

Instagram desativa GIFs no Stories depois que acharam conteúdo racista
O primeiro aplicativo a remover o GIF em questão foi o Snapchat . " Nós corrigimos o bug e reativamos os filtros de moderação em todos os stickers de nossa biblioteca ", explicou a empresa.

Faustão chama Marília Mendonça de "gordinha" e cantora rebate com pergunta inusitada
Fausto Silva escolheu a primeira parte do programa Domingão do Faustão deste domingo (11) para criticara política no Brasil. Faustão interrompeu a atriz e afirmou: "Isso já está acontecendo em outros lugares do Brasil".

Incêndio obriga a evacuar prédio em Vila Nova de Gaia
Segundo a mesma fonte, deslocaram-se ao local 30 homens dos Sapadores de Gaia, Coimbrões e do INEM, num total de 12 viaturas. Não há registo de feridos graves, mas quatro pessoas foram transportadas para o hospital, por inalação de fumos.

Outras notícias