Morte de exilado russo em Londres aumenta tensão entre os dois países

Atividade policial em New Malden no sudoeste de Londres local onde o empresário russo Nikolai Glushkov teria sido encontrado morto em circunstâncias misteriosas

O exilado russo Nikolai Glushkov foi encontrado morto esta terça-feira na sua casa em Londres, avança o The Guardian. Glushkov tinha 68 anos e foi um amigo muito próximo de Boris Berezovsky, um oligarca russo crítico de Vladimir Putin que também foi encontrado morto em 2013 em circunstâncias que até hoje não são totalmente consensuais. A polícia confirmou que encontrou uma pessoa morta na segunda à noite em sua residência em New Malden, um subúrbio de Londres, e que as causas de sua morte são desconhecidas no momento.

Glushkov trabalhou com Berezovski depois do colapso da União Soviética, nos anos 90, na companhia aérea Aeroflot e na empresa de carros LogoVAZ. Berezovsky fez parte do "Big Seven", um grupo de oligarcas russos que apoiou Boris Yeltsin e que era membro do inner circle do antigo oligarca russo.

Em 1999, quando Berezovsky caiu em desgraça com as autoridades russas e fugiu para o Reino Unido, Glushkov foi acusado de fraude e lavagem de dinheiro, segundo o "The Guardian".

Nos últimos anos, Glushkov morava em Londres ao abrigo do estatuto de exilado político.

Glushkov nunca se conteve com a decisão judicial e deu conta disso publicamente. "A morte está sendo tratada atualmente como inexplicada", disse a polícia, explicando que apesar de acreditar saber de quem se treta, ainda seria necessário identificar formalmente o morto.

Sua morte, de causa ainda desconhecida, levantou suspeitas na Inglaterra de possível ligação com a tentativa de assassinato do ex-espião Sergei Skripal, cidadão russo envenenado junto com sua filha no último dia 4, na cidade inglesa de Salisbury, mas a polícia diz não ter qualquer evidência de relação entre os dois casos.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Morre o ex-SS Oscar Groning, conhecido como o contador de Auschwitz'
Uma atividade que o próprio chegou a descrever como "uma pequena peça na engrenagem", declarando-se "inocente". Segundo a revista alemã Der Spiegel, o ex-membro das SS morreu na última sexta-feira (9) no hospital.

Militares reforçam patrulhamento ostensivo na Vila Kennedy
Os militares ficam na Vila Kennedy até a noite, período em que o policiamento será feito por equipes do 14º BPM (Bangu). Na ação também foram apreendidos um rário transmissor, 41 trouxinhas de maconha, uma arma calibre 12 e munição.

Blue Point Games está a produzir um novo Remake
Dado o histórico da produtora de trabalhar principalmente com a Sony, isso pode indicar uma mudança para projetos multiplataforma. Contudo não descarta a hipótese de no futuro trabalharem num jogo original.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias