Sepúlveda: Cármen Lúcia não indicou se pautará habeas corpus de Lula

Ruy Baron  Valor

A audiência foi solicitada pela defesa em meio a ofensiva para que Cármen paute a revisão da prisão após condenação em 2ª instância, visto por petistas como o último recurso para evitar a prisão do ex-presidente.

Questionado se a situação de Lula está complicada com a recusa de Cármen Lúcia em pautar processos que discutem a prisão em segunda instância, ele limitou-se a dizer: "Vamos ver". Nesse contexto, o PT tem também feito pressão por um julgamento.

Lula foi condenado no ano passado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a nove anos e seis meses de prisão, inicialmente em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá (SP), que ele teria recebido da empreiteira OAS a título de vantagem indevida.

Na segunda-feira, 12, a ministra aceitou um pedido de audiência com o advogado Sepúlveda Pertence, um dos advogados do ex-presidente, após semanas de vácuo.

A defesa de Lula e de outros interessados no tema indicam que alguns ministros mudaram de posição em relação ao julgamento que permitiu o início do cumprimento da pena após a condenação em segunda instância, como é o caso do ministro Gilmar Mendes.

Na sexta-feira, 9, Cármen antecipou a pauta de julgamentos de abril sem incluir o habeas corpus e as ações relacionadas a esse tema. Basta que algum ministro leve "à mesa" do plenário um habeas corpus que trate desta matéria.

2015: "Denúncia aponta que mansão em Brasília comprada pela ministra do STF por R$ 1,7 milhão está ligada ao doleiro Fayed Traboulsi, envolvido no esquema investigado pela Operação Lava Jato; gabinete da magistrada afirma que notícia 'não tem pé nem cabeça' e que negócio foi legitimado pela Caixa Econômica, que financiou o imóvel".

Antes de o TRF-4 dar sua palavra final, a defesa de Lula pediu habeas corpus preventivo ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao Supremo. Fachin mantém o entendimento demonstrado na decisão em que negou a liminar de Lula e remeteu o caso ao plenário do STF.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões nesta quarta-feira (14)
O sorteio será realizado às 20 horas (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da CAIXA, que esta semana está em Manhuaçu (MG). No último sorteio da "Mega acumulada" ninguém acertou a 'sena' e o prêmio acumulou.

WWDC 2018 acontece entre os dias 4 e 8 de junho
Os desenvolvedores podem se candidatar para adquirirem ingressos a partir do dia 22 de março através do site do evento. O espaço já recebeu o WWDC do ano passado e fica localizado próximo de Cupertino, a sede da Maçã.

Voltaço e Botafogo ficam no empate no Raulino de Oliveira
Estamos todos juntos, fortes para buscar essa vitória no clássico contra o Vasco , que não será fácil". Provavelmente o Jefferson estará à disposição. "Não podemos pensar no Flamengo contra a Portuguesa .

Novo técnico Diego Aguirre é apresentado e já fala em reforços
Ele garantiu que, mesmo se o convite vier, cumprirá seu contrato até o fim. O São Paulo anunciou no último domingo a contratação de Diego Aguirre .

Outras notícias