Sesau reforça necessidade de vacinação contra meningite e HPV

Sesau reforça necessidade de vacinação contra meningite e HPV

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação contra o HPV, quase cinco milhões de meninas já tomaram as duas doses.

Assim como no caso do HPV, a campanha da vacinação contra a meningite focará nos pré-adolescentes: meninos de 11 a 14 anos e meninas de 12 e 13 anos. Atualmente, em Alagoas, 52,3% das meninas e 44,6% dos meninos foram imunizados contra o HPV O Ministério da Saúde está convocando adolescentes de todo país para se vacinarem contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite. Segundo o ministério, a meningite C é a forma da doença mais prevalente entre as meningites bacterianas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, enfatiza que as vacinas contra o HPV e a meningocócica C fazem parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS, durante todo o ano e que esta é uma campanha de mobilização.

No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres associados à doença.

O estudo indica ainda que 16,1% dos jovens tem uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis.

A campanha publicitária será veiculada no período de 13 a 30 de março e traz o slogan "Não perca a nova temporada de Vacinação contra a meningite C e o HPV", e utiliza a linguagem das séries famosas de TV para aproximar dos adolescentes.

Segundo dados do governo, de 2014 a 2017, 72% das meninas de 9 a 14 anos foram vacinadas, porém somente 45% receberam a segunda dose. No Brasil, o perfil de prevalência do HPV é semelhante ao global, sendo 53,2% para HPV 16 e 15,8% para HPV 18. Segundo a pasta, o número é o que falta para atingir 80% da população-alvo. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal. "A ampliação para adolescentes, além de proporcionar proteção direta aos mesmos, alcançará o efeito protetor da imunidade coletiva a grupos não vacinados", informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. A ideia é estimular os professores a conversem com os alunos e familiares sobre o tema. A pasta alerta, entretanto, que a cobertura vacinal só está completa com as duas doses. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A participação das escolas na campanha de vacinação depende, segundo o Ministério da Saúde, do gestor da secretaria de Saúde e de Educação de cada cidade.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

YouTube vai exibir links para Wikipedia na tentativa de combater desinformação
Logicamente, a Wikipédia não é uma coleção de artigos científicos escritos de forma rigorosa por especialistas. O recurso, chamado de será chamado de "information cues" (ou "sugestões de informação", em tradução livre).

Sepúlveda: Cármen Lúcia não indicou se pautará habeas corpus de Lula
Fachin mantém o entendimento demonstrado na decisão em que negou a liminar de Lula e remeteu o caso ao plenário do STF. Nesse contexto, o PT tem também feito pressão por um julgamento.

WWDC 2018 acontece entre os dias 4 e 8 de junho
Os desenvolvedores podem se candidatar para adquirirem ingressos a partir do dia 22 de março através do site do evento. O espaço já recebeu o WWDC do ano passado e fica localizado próximo de Cupertino, a sede da Maçã.

Cachorro morre após viajar no bagageiro superior de avião
A United Airlines abriu uma investigação sobre o caso para evitar que isso aconteça novamente. Depois do ocorrido, o funcionário afirmou que não sabia que o cachorro estava dentro.

Outras notícias