YouTube vai exibir links para Wikipedia na tentativa de combater desinformação

Youtube quer acabar com teorias da conspiração usando a Wikipédia

Com tantos debates sobre a questão das "fake news", o YouTube resolveu apontar uma das suas medidas contra a disseminação de notícias falsas.

Dos vários tipos de conteúdos que se passeiam pelo YouTube, são famosos os vídeos dedicados a todo o tipo de teorias da conspiração, que como é óbvio, podem induzir os espetadores da plataforma em erro, muitas vezes tratando ideias perigosas. O recurso, chamado de será chamado de "information cues" (ou "sugestões de informação", em tradução livre). Conforme Wojcicki relatou a Wired, essas pequenas dicas serão incluídas inicialmente em vídeos sobre teorias da conspiração já conhecidas, como a ida do ser humano à Lua e as chemtrails.

O YouTube passou a ser alvo de crítica por disseminar vídeos com desinformação principalmente após um vídeo que dizia que sobreviventes do massacre de Parkland, na Flórida, eram "atores de crise" contratados para distrair a atenção ter aparecido como o primeiro na área "Em Alta" da plataforma.

Logicamente, a Wikipédia não é uma coleção de artigos científicos escritos de forma rigorosa por especialistas.

Diante disso, a iniciativa do YouTube pode ser bastante produtiva no sentido de minimizar os efeitos sobre vídeos conspiratórios que surgem na rede e acabam se espalhando ao dar uma outra visão sobre temas já estabelecidos como "teorias malucas" ou, no mínimo, duvidosas a respeito de uma série de temas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Professores municipais em greve acampam em SP contra reforma de Doria
A reforma da Previdência municipal será uma das principais discussões do semestre na Câmara Municipal de São Paulo . Na parte de fora do prédio, no viaduto Jacareí, também houve confusão entre os professores e policiais.

Morre o cientista mais respeitado da atualidade o Ateu Stephen Hawking
Pretendia se dedicar à Matemática, mas como esta não integrava a grade da universidade, escolheu a Física e se graduou em 1962. Ele era um cientista incrível e um homem extraordinário cujo trabalho e legado vai viver por muitos anos.

Angela Merkel toma posse como nova chanceler da Alemanha
Chanceler da Alemanha desde 2005, Merkel alcançou a maioria absoluta na votação no Bundestag, a Câmara Baixa do Parlamento alemão. Após longo período de discussões, o grupo fechou um acordo de coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão).

Madonna vai dirigir seu terceiro filme
A cantora Madonna vai voltar a trocar o microfone pelas câmeras de cinema. A bailarina Michaela DePrince comemorou a notícia em seu Instagram.

Outras notícias