1.157 casos entre julho de 2017 a abril deste ano — Febre amarela

Cidade 0 Comentário 20/04/2018

Quase 100% dos casos da doença são registrados no Sudeste, e apenas um foi notificado fora da região, em Brasília.

O País registrou 342 mortes por febre amarela entre julho de 2017 e 17 de abril de 2018, segundo dados do Ministério da Saúde. Segundo informações do Ministério da Saúde, o número de casos aumentou em relação à 2016: atualmente se tem uma média de 54,8%. Os números apontam um crescimento de 41,9% no número de mortes e 57% no total de casos.

Os Estados com maior número de notificações no período são: São Paulo (2.558), Minas Gerais (1.444), Rio de Janeiro (453) e Paraná (110). Foram registradas também uma morte no Distrito Federal e outra no Espírito Santo.

A febre amarela é uma doença viral que causa dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, principalmente, febre.

A vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de 9 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, com neoplasia (câncer), com HIV, em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e submetidos a transplante de órgãos. São as complicações hepáticas que levam as pessoas infectadas a ficar com uma cor amarelada, daí o nome febre amarela.

Desde março, a aplicação da dose acontece em todas as unidades de saúde de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde recomenda a vacinação às pessoas que não se enquadram nos grupos de risco.

Até abril do ano que vem, a área de recomendação da vacina contra febre amarela vai ser estendida para todo o território brasileiro.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Odair comanda treino fechado antes do jogo contra o Palmeiras
Damião volta a ser opção para o ataque após a saída de Roger, para o Corinthians. Odair deve colocar Edenílson na lateral-direita, mantendo Gabriel Dias no time.

Operação Marquês. Imagens divulgadas "constituem crime", diz ministra da Justiça
Esta situação motivou também uma reação da Ordem dos Advogados, que repudiou a transmissão das reportagens. O processo não se encontra em segredo de justiça desde o final de 2015.

Enquete UOL BBB18 paredão: Família Lima xPaula. Quem vai para a final?
Jéssica mandou mensagem para Paula e Fernanda Keulla relembrou o beijo triplo protagonizado pela dupla e Breno . A mineira relembrou também a briga que teve com o goiano e disse que, até hoje, está sem entender.

Esmoriz de luto pela morte do júnior Abel Mwakilama
Brilha com a mesma força com que brilhaste junto de nós! Tinha marcado cinco golos em sete jogos. O futebolista Abel Mwakilama, da equipa de juniores do SC Esmoriz, morreu vítima de malária.

Outras notícias