"A Guerra Fria voltou", diz secretário-geral da ONU

“A Guerra Fria está de volta”, diz António Guterres

António Guterres esteve presente esta sexta-feria na reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, pedida pela Rússia. A informação é da EFE. "A Guerra Fria está de volta, mas com uma diferença".

A Rússia convocou a reunião do conselho de Segurança para se concentrar na ameaça à paz e segurança de uma possível ação militar contra a Síria pelos Estados Unidos.

O termo "Guerra Fria" refere-se ao período histórico de tensões e conflitos indiretos entre os EUA e a antiga União Soviética a partir do final da Segunda Guerra Mundial (1945) atá a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991.

Guterres insistiu com as potências internacionais sobre a necessidade de pactuarem a implementação de um mecanismo que atribua responsabilidades pelo uso de armas químicas na Síria, algo que existiu até novembro, quando a Rússia bloqueou sua continuidade.

Como enfatizou, não haver impunidade será incentivar a continuação do uso de armas proibidas e enfraquece toda a arquitetura internacional de não-proliferação daquele tipo de armamento.

Estados Unidos, França e Reino Unido atacaram três alvos militares na Síria na madrugada deste sábado. A Rússia já respondeu, dizendo que o ataque terá consequências e que apenas piora o desastre humanitário naquele país.

O regime do ditador sírio Bashar al-Assad nega que tenha usado as armas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Putin pede reunião da ONU e condena agressão do Ocidente à Síria
Anatoly Antonov, embaixador russo nos Estados unidos disse que os ataques e todas as consequências recaem sobre os norte-americanos.

Ataque na Síria 'não ficará sem resposta', diz Rússia
A proposta de resolução sueca para uma missão de desarmamento químico na Síria não foi discutida durante a reunião, afirmou.

Coringa finalmente apareceu na série "Gotham" e fãs vibram
Ao chegar ao seu escritório, ele encontra um último presente de Jerome: uma caixa-surpresa contendo um gás bem conhecido pelos fãs.

Claudia Leitte lança novo single "Pode Ter"
A cantora Claudia Leitte lança seu novo single e clipe, " Pode Ter ". Já o vídeo, traz a baiana imersa em uma banheira de leite.

Outras notícias