Cheques de qualquer valor podem ser compensados em um dia útil
Cheques de qualquer valor passam a ser compensados em um dia útil, a partir de hoje (16). Atualmente, os documentos com quantias acima de R$ 299,99 são pagos em um dia útil. O novo prazo para a compensação nos cheques segue determinação da Circular 3.859, publicada pelo Banco Central (BC) em novembro do ano passado. Os bancos tiveram 180 para se enquadrar às regras. Segundo a Febraban, o objetivo é tornar a forma de pagamento mais eficente e segura. "Ao depositarmos o cheque, o dinheiro vai estar liberado no dia seguinte", disse. Atuelmante, os cheques de até R$ 299,99 demoram dois dias úteis para "cair" na conta das pessoas físicas, empresas, ou favorecidos. "Agora vai agilizar", completou ela.
De acordo com o diretor da FEBRABAN, o estágio atual da tecnologia de processamento de dados das instituições financeiras possibilitou a aplicação da compensação única para todos os documentos, permitindo uma agilidade maior nas transações.
Essa evolução ocorreu, particularmente, depois da implementação da compensação por imagem, em 2011, resultado de melhorias dos processos internos dos bancos. A Compe por imagem diminuiu o tempo do processo, reduziu os gastos com transporte, eliminando as trocas físicas que antes eram feitas.
Outro fator que contribui para a redução no prazo de compensação é a queda no número de cheques liquidados no Brasil.
Um dos fatores que motivaram a mudança da regra foi a quantidade de cheques compensados em 2017, 494 milhões - valor 85% menor do que em 1995, quando houve a compensação de 3,3 bilhões.