Cheques de qualquer valor podem ser compensados em um dia útil

Cheques serão compensados em um dia

Cheques de qualquer valor passam a ser compensados em um dia útil, a partir de hoje (16). Atualmente, os documentos com quantias acima de R$ 299,99 são pagos em um dia útil. O novo prazo para a compensação nos cheques segue determinação da Circular 3.859, publicada pelo Banco Central (BC) em novembro do ano passado. Os bancos tiveram 180 para se enquadrar às regras. Segundo a Febraban, o objetivo é tornar a forma de pagamento mais eficente e segura. "Ao depositarmos o cheque, o dinheiro vai estar liberado no dia seguinte", disse. Atuelmante, os cheques de até R$ 299,99 demoram dois dias úteis para "cair" na conta das pessoas físicas, empresas, ou favorecidos. "Agora vai agilizar", completou ela.

De acordo com o diretor da FEBRABAN, o estágio atual da tecnologia de processamento de dados das instituições financeiras possibilitou a aplicação da compensação única para todos os documentos, permitindo uma agilidade maior nas transações.

Essa evolução ocorreu, particularmente, depois da implementação da compensação por imagem, em 2011, resultado de melhorias dos processos internos dos bancos. A Compe por imagem diminuiu o tempo do processo, reduziu os gastos com transporte, eliminando as trocas físicas que antes eram feitas.

Outro fator que contribui para a redução no prazo de compensação é a queda no número de cheques liquidados no Brasil.

Um dos fatores que motivaram a mudança da regra foi a quantidade de cheques compensados em 2017, 494 milhões - valor 85% menor do que em 1995, quando houve a compensação de 3,3 bilhões.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Urso chama atenção em jogo na Rússia e pode pinta na Copa
A Copa do Mundo da Rússia promete ficar marcada na história como o Mundial mais 'bizarro' de todos os tempos. Treinado para isso, o Urso entrou no estádio usando uma focinheira, junto a seu domador.

Programa Silvio Santos de domingo, 15/04, recebe Carlos Nascimento
Tem artista que é assim: quando está no ápice, resolver cair para não levantar mais. Alguns quadros serão gravados e outros, ao vivo. E vai deixar o filho dele no lugar.

Militantes ocupam tríplex no Guarujá: "Se é do Lula, é nosso"
Nas imagens, apareciam faixas que foram estendidas no andar em que seria o apartamento de Lula . Manifestantes também realizaram ato em frente à portaria do prédio.

João Doria lidera isolado corrida pelo governo de São Paulo, diz Datafolha
No Estado, 34% do eleitorado diz que não votaria "de jeito nenhum" no presidente da Fiesp e 33%, no ex-prefeito paulistano. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Outras notícias