China se diz disposta a receber secretário do Tesouro dos EUA

O secretário do tesouro dos Estados Unidos Steven Mnuchinchega a reunião de evento do FMI em Washington    - REUTERS

Mnuchin disse que se reuniu com o novo presidente do banco central da China, Yi Gang, durante as reuniões do FMI e do Banco Mundial, e discutiu o potencial para a China abrir seus mercados para mais concorrência estrangeira.

"Uma viagem está sendo considerada", disse Mnuchin em uma coletiva de imprensa durante as reuniões da primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial em Washington.

"Houve algum progresso em direção ao diálogo" disse Christine Lagarde, na conferência de imprensa, sublinhando a necessidade de evitar a todo o custo uma guerra comercial. "A China recebe favoravelmente o anúncio", reagiu no domingo o Ministério do Comércio chinês, em um breve comunicado. Critica particularmente a "transferência forçada de tecnologias americanas" e "o roubo de propriedade intelectual".

Os Estados Unidos já tinham anunciado a intenção de impor tarifas comerciais ao aço e alumínio excluindo desta medida o Canadá e o México. Seu governo elaborou, também, uma lista provisória de produtos chineses que podem ser submetidos a novas tarifas.

Pequim respondeu com um anúncio de represálias potenciais equivalentes, o que fez aumentar os temores de uma guerra comercial.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Jornalista entre mais duas dezenas de mortos em protestos na Nicarágua
Governo de Ortega atendeu a um pedido do FMI e elevou o valor das contribuições previdenciárias, o que provocou protestos. . Segundo a Polícia Nacional, o agente identificado como Jilton Manzanares, de 33 anos, foi morto com um tiro de escopeta.

Associação acusa embargo europeu à carne de frango brasileira de protecionismo
O bloco informou ter sido resultado de votação unânime dos representantes dos países-membros. Para a ABPA, trata-se de protecionismo.

Japão Mulher mais velha do mundo morreu aos 117 anos
A nova dona do título, de acordo com o GRG, é a japonesa Chiyo Miyako, com 116 anos e 354 dias neste domingo. Em seguida aparece a italiana Giuseppina Projetto-Frau, de 115 anos e 326 dias.

Vocês outra vez? Ricardinho separa Sporting do troféu da UEFA Futsal Cup
Os jogos vão ser disputados no Pavilhão Príncipe Felipe, em Saragoça, e a final está agendada para domingo. "O que o Sporting tem de melhor é a estratégia".

Outras notícias