Exército sírio anuncia reconquista total de Guta Oriental, último reduto rebelde

Máscara de gás encontrada em laboratório clandestino em Ghouta Oriental

O Exército sírio anunciou ter reconquistado integralmente o reduto rebelde em Ghouta Oriental, perto de Damasco. A retomada foi comunicada neste sábado, depois da evacuação dos últimos rebeldes da cidade de Douma, após uma ofensiva de quase dois meses. O regime de Bashar al-Assad classifica os rebeldes como "terroristas".

Milhares de combatentes aceitaram acordos mediados pela Rússia para deixar a região com suas famílias. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH, sediado em Londres, com ligações à oposição e que mantém uma rede de ativistas e pessoal médico no terreno), os violentos combates e os bombardeios provocaram mais de 1.700 mortos entre a população civil.

Douma é a cidade mais importante da região de cerca de 400 mil habitantes. Nessa sexta, EUA, França e Reino Unido lançaram um ataque contra instalações da Síria em retaliação ao suposto ataque químico.

Já o Ministério da Defesa da Rússia havia informado na quinta-ffeira que as tropas governamentais sírias tinham tomado completamente o controle de Duma, onde no último dia 6 aconteceu um ataque supostamente com armas químicas e no qual morreram dezenas de pessoas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Síria. Ataque na zona de Homs
Afirmou também que mísseis não interceptados impactaram um centro de pesquisa, onde se encontra um laboratório científico e um centro educativo, e que houve apenas danos materiais.

Rússia acusa EUA, Reino Unido e França de "hooliganismo diplomático" — Síria
A Síria nega o uso de armas químicas, que são proibidas por convenções da ONU. Eles não são obrigados a atribuir culpas.

Duas toneladas de maconha são apreendidas na zona rural de Pirenópolis
Um taxista, que não teve a identidade informada, foi preso e dois caminhões usados no transporte da droga estão confiscados. Os PMs, junto com o taxista, seguiram até a fazenda, onde outros 1.408,4 kg da droga foram localizados.

América-MG aproveita falhas do Sport e estreia no Brasileirão com goleada
O próximo jogo do América-MG será contra o Flamengo, no sábado, dia 21 de abril, às 19 horas (de Brasília), no estádio Maracanã. E se depender do retrospecto contra o Sport atuando como mandante, o América leva uma boa vantagem diante do time pernambucano.

Outras notícias