Inscrições para o Encceja 2018 começam nesta segunda-feira

Encceja 2018: inscrições têm início nesta segunda (16)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) é o órgão do Ministério da Educação que organiza o Encceja.

Neste ano, as provas estão marcadas para 5 de agosto e as notas dos candidatos devem ser divulgadas em outubro. Para prestar o Encceja do Ensino Fundamental é preciso ter 15 completos até a data do exame. O único pré-requisito para buscar o seu certificado de nível médio é ter 18 anos ou mais.

Se você está ansioso e não sabe como fazer a sua inscrição no Encceja 2018, não perca essas dicas.

As inscrições vão até 27 de abril, exclusivamente pela internet, na página oficial do Exame, sendo a participação totalmente gratuita. Quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.

Neste ano também será realizado o exame para quem mora no exterior, para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e para adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade. Os candidatos devem informar os números do CPF e do RG, além de fornecer um e-mail e número de celular para receber informações do Inep.

A prova é voltada para pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio no tempo adequado.

Orientações para inscrição - O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

Quem não comparecer para fazer as provas para todas as áreas do conhecimento que se inscrever para o Encceja 2018 e quiser fazer uma nova inscrição no Encceja 2019, precisará justificar a ausência no sistema de inscrição de 2019.

Mas o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Para ter o mínimo de 100 pontos é necessário ter 10 acertos de questões de 30 de cada prova. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação. A Secretaria da Educação do Paraná, juntamente com o Instituto Federal do Paraná, emitem os certificados dos estudantes.

Já as provas para o ensino médio são as seguintes: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias. As provas serão aplicadas entre os dias 18 e 19 para o Encceja Nacional PPL e entre os dias 17 e 21 para o Encceja Exterior PPL.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

João Doria lidera isolado corrida pelo governo de São Paulo, diz Datafolha
No Estado, 34% do eleitorado diz que não votaria "de jeito nenhum" no presidente da Fiesp e 33%, no ex-prefeito paulistano. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Raúl Castro anuncia que não irá à Cúpula das Américas
O presidente cubano não havia confirmado sua participação, mas acreditava-se que ele usaria a cúpula para se "despedir". Em seu lugar, Castro mandou uma delegação guiada pelo ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez.

Sete mortos em rixa numa prisão dos EUA
Columbia, Estados Unidos 16 abr (Lusa) - Pelo menos sete reclusos morreram e 17 outros ficaram feridos com gravidade na sequência de lutas entre os detidos numa prisão de segurança máxima no estado da Carolina do Sul, no sudeste dos Estados Unidos.

Sony anuncia Xperia XZ2 Premium com câmera dupla; conheça ficha técnica
Por fim, ele vem com uma bateria de 3.540 mAh , resistência à água IP65/68 e carregamento wireless padrão Qi. Ou um modo que tira a saturação do plano de fundo para que o objeto em foco seja o único com cores vivas.

Outras notícias