Lisboa com mais radares e 120 câmaras de vigilância nos semáforos

Lisboa vai ter mais radares e câmaras de vigilância em semáforos

De acordo com o matutino, a autarquia presidida por Fernando Medina pretende também começar a penalizar o estacionamento em segunda fila -problema recorrente na capital -, e irá lançar uma campanha de sensibilização para mostrar como este tipo de manobra condiciona o trânsito.

A informação foi avançada pelo Diário de Notícias que revela que o objetivo da instalação de câmaras e radares é reduzir a velocidade de circulação nas estradas da capital, já que no ano passado foram passadas 156 244 multas por excesso de velocidade - uma média de 428 por dia. Mas, parar em segunda fila depois das sete da manhã é que não.

Neste momento, Lisboa tem 21 radares e este número deverá ser reforçado, mas ainda não se sabe em quantos. Miguel Gaspar garantiu que antes de se chegar à zona onde estarão os equipamentos haverá alertas para o limite de velocidade. "Queremos que tenham um efeito dissuasor para que exista segurança rodoviária. Por isso vão surgir alertas de 'por favor, abrande' e só a seguir é que surgem os radares de contraordenações", explicou. "Como não conseguimos mudar a cidade, temos de apelar ao bom senso das pessoas e ao seu cuidado".

O autarca não quis avançar os locais, mas lembrou que os maiores problemas ocorrem em eixos como a Segunda Circular, a via com mais acidentes, mortos e feridos graves; o Eixo Norte-Sul e a Avenida Infante Dom Henrique. Nos pontos mais críticos temos os instrumentos de fiscalização de velocidade que, de facto, desincentivam. "E num mundo perfeito não multaríamos ninguém, pois toda a gente cumpriria o limite de velocidade", explicou o vereador ao DN. "São zonas de grande velocidade".

Na implementação das câmaras de vigilância está previsto um aumento de cerca de cinco milhões de euros. Miguel Gaspar adiantou que a rede de controlo de semáforos será modernizada para "gerir o tempo que as pessoas passam paradas no trânsito". Temos o sistema Gertrudes em que os semáforos funcionam de forma articulada.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Putin pede reunião da ONU e condena agressão do Ocidente à Síria
Anatoly Antonov, embaixador russo nos Estados unidos disse que os ataques e todas as consequências recaem sobre os norte-americanos.

Briga acirrada no GP da China
E o britânico tenta ampliar esse retrospecto neste fim de semana e se recuperar dos problemas enfrentados nas etapas anteriores. Já o espanhol Fernando Alonso, quarto colocado do Mundial, levou sua McLaren ao 12º posto, com o tempo de 1min36s044.

Will Ferrell é levado para hospital após carro capotar em acidente
O acidente ocorreu em Orange County e algumas testemunhas contam que um outro carro bateu no automóvel onde o ator seguia. Apesar do susto, o representante do ator afirmou que ele não sofreu nenhum ferimento grave e já foi liberado do hospital.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias