Maioria dos brasileiros quer prisão de condenados em 2ª instância

Plenário do STF durante julgamento do habeas corpus de Antonio Palocci

Segundo uma pesquisa realizada pela Datafolha e divulgada nesta terça-feira (17), a maioria dos brasileiros defende a ideia de que réus condenados em segunda instância já devem começar a cumprir pena.

Para 36 por cento dos entrevistados, o mais justo seria a prisão somente após a conclusão do processo em todas as instâncias possíveis do Judiciário, e 6 por cento não souberam responder, segundo o Datafolha.

O Datafolha ouviu 4.194 pessoas em 227 municípios do país.

O apoio à medida judicial que permite a prisão mais célere é maior nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Questionado sobre a prisão de Lula no caso triplex, o deputado federal rechaçou o discurso de "perseguição política" e chamou o ex-presidente de "preso comum".

O tema ganhou destaque justamente após a condenação do petista em 2ª Instância. Para 84%, a operação deve continuar, enquanto 12% consideram que ela deve ser encerrada.

Entre os eleitores do ex-presidente Lula, o apoio à investigação se mantém alto, com taxa de 77%.

Lava JatoOutra questão abordada pela pesquisa foi a corrupção no país após a Operação Lava Jato. No último levantamento, em setembro de 2017, eram 44% os que pensavam desta maneira. Para 10% dos entrevistados, as perspectivas são piores e a corrupção deve aumentar. Em relação ao ano passado, houve uma queda no número de pessoas que acreditam que a corrupção irá diminuir. O levantamento mostra ainda que 61% acreditam que comandantes militares podem opinar publicamente sobre temas políticos.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Presos fazem rebelião em Bragança, no Pará
Nenhuma morte foi registrada dentro do presídio, mas há a probabilidade de alguns foragidos terem morrido fora da unidade. A rebelião ocorre quase uma semana após uma tentativa de fuga no Centro de Recuperação Penitenciária do Pará III.

MST invade fazenda de Oscar Maroni, dono do Bahamas
Em Candiota, na região sul do Rio Grande do Sul, manifestantes do MST também fecharam a BR-293 em mais uma ação contra a detenção de Lula.

Teaser anuncia a estreia da segunda temporada de "Cara Gente Branca"
No comparativo do ano anterior, a companhia avançou 40%, para US$ 3,7 bilhões. Já havia uma expectativa alta quanto aos números do primeiro trimestre.

Reembolsos de viagens: deputado do BE renuncia a mandato parlamentar
Decidi igualmente proceder à devolução da totalidade do valor do subsídio de mobilidade. Rubina Berardo foi a única que nunca pediu reembolsos.

Outras notícias