Mercado reduz previsão de PIB e inflação para 2018

Inflação oficial de 2018 deve ser de 3,48%, aponta Boletim Focus

O IBC-Br foi criado pelo BC para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que o dado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) é divulgado pelo IBGE com defasagem em torno de três meses.

Recuperando-se da queda de 0,65% registrada no primeiro mês do ano, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), está com ajuste sazonal registrando um avanço de 0,09% na passagem de janeiro a fevereiro de 2018, também ficando acima da expectativa do mercado que apontava alta de 0,03% na comparação mensal.

A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%.

A economia brasileira ficou praticamente estagnada em fevereiro, performance menor que a esperada por analistas e que destaca a dificuldade que o país enfrenta de imprimir ritmo mais consistente de expansão no início do ano.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Para 2019, por outro lado, o BC manteve a projeção da soma de todos os bens e serviços em 3% pela décima primeira semana consecutiva. Para o ano que vem, também houve manutenção em R$ 3,39.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA de março foi de 0,09%.

Entre as instituições que mais se aproximam do resultado efetivo do IPCA no médio prazo, denominadas Top 5, a mediana das projeções para 2018 no Focus subiu de 3,41% para 3,56% ao ano. Em relação a 2019, o setor financeiro reduziu a expectativa do IPCA para 4,07%, contra os 4,09% registrados no Boletim anterior.

Nos últimos 12 meses, o país mostra um crescimento de 1,32%.

Entre os índices mensais mais próximos, a estimativa para abril de 2018 seguiu 0,33%.

A expectativa do mercado financeiro para a inflação continua caindo. Já a projeção para a Selic em 2019 seguiu em 8% ao ano.

No Focus, a Selic média de 2018 permaneceu em 6,34% ao ano, ante 6,53% ao ano quatro semanas atrás. A taxa básica média de 2019 foi de 7,18% para 7,20%, ante 7,68% de um mês atrás.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Inscrições para o Encceja 2018 começam nesta segunda-feira
As provas serão aplicadas entre os dias 18 e 19 para o Encceja Nacional PPL e entre os dias 17 e 21 para o Encceja Exterior PPL. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ( INEP ) é o órgão do Ministério da Educação que organiza o Encceja .

Organização para Proibição das Armas Químicas discute hoje ataque a Douma
Após o início da missão em Douma, os técnicos da Opaq apresentarão um primeiro "relatório de situação", mas o relatório final deve levar várias semanas para ficar pronto.

Juíza autoriza Lula receber visita de senadores
O pedido de transferência do ex-presidente foi feito pela Procuradoria-Geral da Prefeitura de Curitiba na sexta-feira (13). O ex-presidente está preso em uma sala especial na sede da PF, que fica bairro Santa Cândida.

Ian Somerhalder vai protagonizar 'V-Wars', série de vampiros da Netflix
Ian Somerhalder , que ficou conhecido por seu trabalho em Vampire Diaries , vai voltar ao mundo dos vampiros na série V-Wars, novo projeto da Netflix .

Outras notícias