Morre o diretor de cinema Milos Forman, aos 86 anos

Morreu o realizador de Amadeus Milos Forman aos 86 anos

Estreou-se como realizador em 1963 com 'O Ás de Espadas'.

Já com Um Estranho no Ninho, Forman conseguiu um feito e tanto: o filme foi o segundo na história a conquistar os cinco principais prêmios da Academia, responsável pelo Oscar, com Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Principal, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

A invasão de Praga pelas tropas soviéticas, levou a que Forman se refugiasse em Paris e depois nos Estados Unidos, acabando, por adquirir a cidadania norte-americana na década de 70. O fracasso do seu primeiro filme americano, Os Amores de Uma Adolescente, não ajudou, e as longas pausas entre os seus filmes tiveram quase sempre a ver com questões de financiamento ou de produção. Em 1975 realiza "Voando sobre um Ninho de Cucos", com o actor Jack Nicholson, com o qual ganharia o primeiro Óscar de Melhor realizador.

Posteriormente, o cineasta comandou projetos como o musical Hair, o aclamado Amadeus, a cinebiografia de Mozart; e O Mundo de Andy, protagonizado por Jim Carrey, que contou a vida do comediante Andy Kaufman.

O realizador britânico Edgar Wright (Zombies Party, Scott Pilgrim vs. O Mundo) é uma das personalidades que lamentou já a morte de Forman. O mundo despede-se, agora, do homem que está por detrás de um dos clássicos do cinema e que lhe valeram um dos dois Óscares para melhor realizador. Foi preciso Amadeus para o consagrar definitivamente - e, mesmo depois desse sucesso, o cineasta preferiu seguir a sua musa a estar onde esperavam que ele estivesse.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

'Cristianinho' foi o melhor marcador de um torneio na escola
Veja alguns vídeos do pequeno craque publicados por CR7 e, em baixo, a fotografia onde segura os troféus. ESPREITE: Dolores Aveiro despede-se das férias em Marrocos.

Rússia falha na ONU em tentativa de criar novo inquérito na Síria
O embaixador russo nos Estados Unidos , Anatoly Antonov, afirmou, em comunicado, que o ataque "não ficará sem consequências". Este ataque "também acrescenta fatores novos e complicados para a solução da questão síria", acrescentou a porta-voz.

Mais de 2,5 milhões de pessoas já pediram isenção da taxa — Enem
Depois de concluir a solicitação, não será possível alterar os dados ou incluir documento para justificar a ausência no Enem 2017. Por último, aparecerá uma tela com o resumo das informações, para serem conferidos pelos candidatos.

Produção de motos aumenta
No mês passado, foi registrada uma queda de 4,3% na comercialização (79.320 motocicletas), na comparação com março do ano passado. As vendas diretas ao consumidor tiveram aumento de 4% no primeiro trimestre do ano, com 210.970 emplacamentos .

Outras notícias