NASA e SpaceX lançam hoje satélite 'caçador' de exoplanetas

Inédito astronautas conseguem cultivar plantas no espaço

É hoje que a NASA e a SpaceX lançam para o Espaço o Transitioning Exoplanet Survey Satellite (TESS), também conhecido como o novo satélite que terá como missão procurar no cosmos novos exoplanetas.

A NASA espera que o satélite TESS investigue cerca os planetas nas imediações de cerca de duas mil estrelas, tendo uma expetativa de encontrar perto de 300 plantas com tamanho próximo da Terra que possam ser candidatos a uma investigação mais aprofundada. O novo TESS, fabricado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), será capaz de cobrir uma área 350 vezes maior do que o observatório espacial anterior, podendo descobrir até 20 mil novos exoplanetas só nos primeiros dois anos de actividade.

Nos próximos anos "poderemos sair para caminhar e apontar para uma estrela e saber que tem um planeta", acrescentou.

No entanto, as primeiras tarefas da TESS serão de estabilização de órbita e teste de câmaras, ficando a meia distância entre a Terra e a Lua.

A missão conta com o contributo do professor e astrónomo português Tiago Campante, responsável pelo estudo envolvendo a potencialidade de estrelas terem planetas em órbita.

A etapa seguinte será para que os telescópios terrestres e espaciais observem mais de perto os planetas assim detectados. O novo observatório revelará mais sobre a massa dos planetas, a densidade e o aspecto da sua atmosfera.

"TESS é uma ponte entre o que aprendemos dos exoplanetas e para onde nos dirigimos no futuro", disse Jeff Volosin, diretor do projeto no Goddard Spaceflight Center da Nasa.

O lançamento do TESS está previsto para as 22h32 GMT, pelo foguete Falcon 9 da Space X de Cape Canaveral, na Flórida, isto caso as condições meteorológicas sejam favoráveis.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Apresentador morre antes de programa entrar no ar
Com 58 anos, ele sofreu o mal súbito às 9h30 e foi levado de ambulância para o hospital Mão de Deus, onde chegou sem vida. Ricardo trabalhava normalmente na redação do SBT Esporte, programa local da afiliada, quando teve uma parada cardíaca.

Irmã de Meghan Markle reclama que família foi excluída do casamento real
Importa sublinhar que para a cerimónia, que está marcada para o dia 19 de maio, para além de 600 convidados de Harry e Meghan, também foram chamados 2500 cidadãos.

Temperaturas vão chegar aos 27 graus em Braga
As previsões para quarta, quinta e sexta-feira apontam para temperaturas máximas de 23, 25 e 27 graus respetivamente. Amanhã prevê-se uma máxima de 24 graus no concelho de Évora, que será a cidade mais quente do país.

Com Jean de volta, Palmeiras finaliza preparação para encarar o Botafogo
Para o jogo de estreia no Brasileiro, segunda, contra o Botafogo , Marcos Rocha deve ser titular. Porém no desembarque da equipe no Rio de Janeiro, o jogador estava caminhando normalmente.

Outras notícias