Para 91%, lava jato só investiga um lado

Daniel Ferreira  Metrópoles

"Além disso, a polarização do País em torno da figura de Lula segue alta".

O levantamento revela que 95% dos entrevistados acham que as investigações da Lava Jato devem continuar após a prisão do ex-presidente.

Se não dá dados completos, o levantamento do Ipsos serve como tranca para impedir aventuras que visem a criar "surpresas" artificiais em pesquisas: a metade que acha que Lula está sendo injustiçado e que rejeita sua prisão é a composta de seus potenciais eleitores, em primeiro e segundo turnos.

Pela sondagem do IPSOS, o povão mais uma vez afirma que nunca viu "juiz imparcial", "entrevistado do Ibope", "enterro de anão", "chester vivo", "cabeça de bacalhau", "salário durar trinta dias" e "lava jato investigando político do PSDB". Só 41% estão de acordo com essa avaliação.

“É a primeira vez, em dois anos, que aparece como minoritária a parcela da população que compartilha da avaliação de que todos os partidos são investigados”, destaca a reportagem. Em abril de 2016, 66% da população via a Lava Jato como empenhada em investigar todas as legendas - 23 pontos porcentuais a mais do que agora.

Na pesquisa, os entrevistadores do Ipsos leem uma série de frases e perguntam se há ou não concordância em relação a elas.

Mas o mais interessante do estudo é que existe uma forte percepção de que "os poderosos querem tirar Lula da eleição": Dos entrevistados, 73% concordam com essa afirmação, e 23% discordam. Ou de que "a Lava Jato faz perseguição a Lula", opção de que apenas 41% discordam.

Na margem de erro da pesquisa, o número de pessoas favoráveis àprisão de Lula e que a considera "justa", empata com os que são contrários a ela e a crêem injusta.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Imigrantes de países africanos em Israel libertados
Os violentos confrontos são uma tentativa de mascarar ataques terroristas que estavam a acontecer acima e abaixo terra". O principal ponto de entrada era na cidade palestina de Jabalia.

Presidente do grupo WPP deixa funções sob alegações de má conduta
O britânico, que é um dos maiores acionistas individuais e tem participação de 1,46% no grupo, nega ter cometido irregularidades. Trajetória .Aos 73 anos, Sorrell é um dos nomes mais importantes no mercado de comunicação.

Ex-primeira-dama dos EUA tem piora e nega tratamento de saúde
Segundo a agência Associated Press, os dois estão casados há mais tempo do que qualquer casal presidencial da história americana. Bush, presidente dos Estados Unidos entre 2001 e 2009, e Jeb Bush, governador da Flórida entre 1999 e 2007.

São Paulo finaliza preparação para estreia no Campeonato Brasileiro
Desta forma, o São Paulo terá um time misto no duelo diante do Paraná , em sua estreia no Campeonato Brasileiro . Entre eles o meia Caio Henrique , que veio do Atlético de Madri e do zagueiro Cleber Reis , ex-Santos.

Outras notícias