PF investiga fraudes em previdências municipais — Operação Encilhamento

Apoiadores de Lula em acampamento perto de onde ele está preso

As ações fazem parte da "Operação Encilhamento", que apura fraudes em institutos de previdências municipais.

No Parana, são cumpridos apenas mandados de busca e apreensão em Palmeira, São Mateus do Sul, Colombo e Pinhais.

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (12/04) mandados de busca, apreensão e prisão na região de Campinas - um em Paulínia, dois em Jundiaí e um em Hortolândia. As seguradoras municipais ainda não se pronunciaram. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o ex-prefeito da cidade Gilmar Machado e mais três pessoas foram presas.

Policiais federais e auditores-fiscais da Receita Federal cumpriram 60 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, nos estados de SP, RJ, MG, PR, MT, SC e GO. "Cabe ressaltar que o foco das buscas se limita aos investimentos realizados no ano de 2016", disse a nota enviada.

De acordo com os policiais, estão sendo apuradas supostas fraudes envolvendo a aplicação de recursos de institutos de previdência municipais em fundos de investimentos de empresas de fachada.

A prefeituras de Betim e Poços de Caldas informaram que as irregularidades investigadas pela Polícia Federal foram detectadas nas gestões anteriores e que estão colaborando com as investigações. O esquema conta com o envolvimento de uma empresa de consultoria contratada pelos Institutos de Previdência e elementos que apontam para corrupção de servidores ligados a alguns Institutos de Previdência.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (artigos 4º, 5º, 6º e 7º, III, da Lei nº 7.492/86), fraude à licitação (artigo 90, da Lei nº 8.666/93), corrupção ativa e passiva (artigos 317 e 333, do Código Penal) e lavagem de dinheiro (artigo 1º, da Lei nº 9.613/98), com penas de 2 a 12 anos de prisão.

"A administração municipal está colDesde o início de 2017 estamos tomando todas as medidas cabíveis, jurídicas e extrajudiciais, a fim de recuperar os ativos financeiros aportados em fundos de investimentos sem lastro, neste sentido, já foram recuperados cerca de R$10 milhões dos valores subtraídos pelos gestores do FAPS (Fundo de Aposentadoria e Pensões de São Sebastião) no período de 2009 a dezembro de 2016", declarou a prefeitura.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

The Walking Dead: ator comenta sobre final inacreditável da 8ª temporada
A 8ª temporada de The Walking Dead chegará ao fim neste domingo com o 16º episódio (S08E16 - "Wrath") e será essencialmente um "reset" em toda a saga, rumo a uma nova era.

Morre o diretor de cinema Milos Forman, aos 86 anos
O realizador britânico Edgar Wright ( Zombies Party , Scott Pilgrim vs. O Mundo ) é uma das personalidades que lamentou já a morte de Forman .

Governo vai recrutar técnicos para Administração Pública
"Bem pode o ministro da Saúde anunciar injeções de capitais, que o senhor ministro das Finanças congela esses pagamentos, que mais não são do que cativações encapotadas", acusou a deputada do CDS, questionando Mário Centeno sobre quais os hospitais que já receberam efetivamente o reforço de verbas que tinha sido anunciado.

Deputados das ilhas reembolsados por viagens que não pagam
Entre os deputados que recebem estas ajudas de custo está Carlos César , líder da bancada parlamentar do Partido Socialista. Por dia de trabalho, os deputados que vivem mais perto de Lisboa recebem ainda 23,05 euros e os que vivem mais longe 69,19.

Outras notícias