Presidente da Guiné-Bissau exonera Artur Silva de primeiro-ministro

José Mário Vaz presidente da Guiné-Bissau nomeia novo primeiro ministro já esta segunda-feira                  SIA KAMBOU  AFP

Aristides Gomes, antigo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau em 2005, é o novo Primeiro-Ministro Do País e deve ser empossado no cargo ainda esta segunda-feira, 16, após o Presidente da República José Mário Vaz cumprir todas as formalidades. Aristides Gomes é assim o sétimo primeiro-ministro nomeado por José Mário Vaz, eleito Presidente em 2014.

José Mário Vaz prometeu nomear Aristides Gomes, de 63 anos, novo chefe do Governo guineense ainda hoje, através de um decreto presidencial.

A Guiné-Bissau está há quase três anos mergulhada numa crise política.

Ainda nesta segunda-feira, e dando continuidade a outra decisão da cimeira da CEDEAO, o Presidente José Mário Vaz publicou um decreto a marcar as eleições legislativas para o dia 18 de Novembro.

Os líderes da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) patrocinaram, no último sábado, em Lomé, no Togo, um entendimento entre os atores políticos guineenses, cuja essência passa pela nomeação de Aristides Gomes como novo primeiro-ministro.

O nome de Aristides Gomes ficou retido como figura consensual para liderar o próximo Governo guineense na sequência de conversações entre os dois principais partidos no Parlamento, o PAIGC e o PRS (Partido da Renovação Social).

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Dona Ivone Lara é internada na Zona Sul do Rio de Janeiro
De acordo com informações do UOL , a cantora lutava contra uma infecção renal, com complicações causadas pela idade. Em agosto de 2017, ela chegou a ser internada depois de apresentar uma crise de hipoglicemia.

Motorista de Uber é agredido e esfaqueado por taxista em Cuiabá
Segundo a Polícia Militar (PM), dois homens armados teriam rendido o motorista de um carro Linea e levado como refém. A confusão generalizou quando, segundo a vítima, outros taxistas também o agrediram com socos e chutes.

Fazenda confirma Mansueto Almeida como novo secretário do Tesouro
Na esfera estadual, foi superintendente do Tesouro de Goiás e secretário de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul. Alexandre Manoel Angelo da Silva também é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.

Latam pode criar sua própria "low cost" na América do Sul
Um modelo parecido poderia ser explorado também na Argentina, acrescenta o jornal. Não há informações se o Brasil também teria uma subsidiária.

Outras notícias