Salah Abdeslam condenado a 20 anos por tentativa de homicídio

Os advogados que representam Salah Abdeslam falam a jornalistas na saída do julgamento na Bélgica

Abdeslam foi condenado também por porte de arma, com uma multa de R$ 50 mil. Seu cúmplice no tiroteiro de Bruxelas, Sofien Ayari, recebeu as mesmas penas. Houve trocas de disparos e Abdeslam escapou pelos telhados, após outro radical ser morto e os policiais ficarem feridos.

Salah Abdeslam, o único sobrevivente da célula jihadista que levou a cabo os atentados de Paris, em novembro de 2015, foi esta segunda-feira, condenado, na Bélgica, à pena máxima de 20 anos de prisão por tentativa de homicídio de forças especiais em contexto terrorista, noticia a agência Reuters.

Abdeslam é considerado uma peça central nos ataques de Paris, uma vez que foi ele a alugar os carros usados nos atentados. Os promotores dizem que ele é o único sobrevivente de um esquadrão suicida. "Se ele quisesse estar presente, podia ter estado, mas considerou que não era relevante", afirmou o juiz Luc Hennart. Apesar da ausência dos acusados, a equipe de segurança em torno do tribunal foi fortalecida com policiamento armado. Esta condenação não diz respeito à sua participação nos atentados de Paris, que fizeram 130 vítimas e dezenas de feridos, mas sim a um tiroteio ocorrido de 15 de Março de 2016 na Rue du Dries de Forest.

Abdeslam e Ayari foram detidos três dias depois, em 18 de março, em Molenbeek, uma detenção que os investigadores consideram ter sido o detonador dos atentados de 22 de março na capital belga, que deixaram 32 mortos.

Procuradores que acusam Abdeslam de ser o cérebro do planejamento dos ataques e de recrutar combatentes do grupo extremista pela Europa também indicam que ele teria morrido caso seu colete explosivo não tivesse falhado.

O agressor foi encontrado quando oficiais franceses foram inspecionar um apartamento suspeito em Forest e, em seguida, a troca de disparos começou, ferindo quatro deles.

Seja sempre o primeiro a saber.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Chelsea vence e encara United na final
Os londrinos colocaram-se em vantagem logo no primeiro minuto da segunda parte, com um golo do francês Olivier Giroud. Neste domingo, em Wembley, a equipa londrina venceu o Southampton , por 1-0, garantindo a presença na final.

Tatá Werneck causa alvoroço ao usar frase de ex-BBB em novela
Em seu Instagram pessoal, Jéssica comemorou e agradeceu Tatá pela homenagem. Jéssica , empolgadíssima, usou as redes sociais para elogiar a atriz.

Confira os resultados da Série B e a classificação atualizada
Em desvantagem no placar, o esmeraldino tentava chegar na base do abafa, no entanto, sem ameaçar o goleiro Denis. O técnico Hélio dos Anjos, embalado pela classificação, espera mais um grande público no estádio Serra Dourada.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias