Temer preocupado com a Síria

Discurso do presidente da República Michel Temer durante sessão plenária da VIII Cúpula das Américas

O presidente da República Michel Temer disse neste sábado, na 8ª Cúpula das Américas, em Lima, no Peru, que o Brasil tem "profunda preocupação" sobre a escalada da violência na Síria. "Essas questões devem ser resolvidas baseadas no Direito Internacional e é importante que a ONU entre nessa questão para resolver logo o conflito na Síria", escreveu.

O presidente Michel Temer (MDB) declarou, neste sábado (14/4), durante reunião da 8ª Cúpula das Américas, realizada em Lima, no Peru, que o combate à corrupção é algo indispensável no momento atual. "Já é, pensamos nós, passada a hora de se encontrarem soluções duradouras, baseadas no direito internacional, para uma guerra que se estende há tempos demais, e um custo humano elevado também demais", disse o presidente durante discurso na cúpula.

Temer ressaltou que o país condena o uso de armas químicas.

Na noite dessa sexta-feira (13), os Estados Unidos anunciaram que lançaram um ataque em conjunto com o Reino Unido e a França contra instalaçãoes de armas químicas na Síria, em resposta ao suposto ataque químico à cidade de Duma, realizado há uma semana. "Essa é uma tese pregada, divulgada no nosso país há muito tempo", afirmou. "Mesmo a utilização de armas nucleares, de energia nuclear, no nosso caso não é proibida apenas pela ação do governo, mas é um caso de estado, já que está escrito na Constituição que armas nucleares e experiências nucleares apenas para fins pacíficos", defendeu. "Nossos pensamentos se voltam para todas as vítimas deste conflito e, naturalmente, pernameceremos atentos para a segurança de muitos brasileiros que vivem naquela região", completou.

"A superação do conflito na Síria requer pleno respeito à Carta das Nações Unidas e ao direito internacional, inclusive o banimento do emprego de armas químicas, e o diálogo efetivo".

O Itamaraty informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas e que o governo brasileiro mantém contato regular com a comunidade brasileira que estão em território sírio.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Fotógrafo de Campo Grande morre durante passeio em Bonito
Chegando lá foi informado por terceiros de que um homem teria se afogado e sido levado rio abaixo. Cerca de 100 metros depois André foi encontrado e tentaram reanimá-lo, mas em vão.

Trump avisa Rússia para um provável ataque americano à Síria
"A ideia original é usar os mísseis inteligentes para varrer os traços para debaixo do tapete?", perguntou Zakharova. Tanto o governo sírio como os russos negam que o ataque tenha ocorrido.

The Walking Dead: ator comenta sobre final inacreditável da 8ª temporada
A 8ª temporada de The Walking Dead chegará ao fim neste domingo com o 16º episódio (S08E16 - "Wrath") e será essencialmente um "reset" em toda a saga, rumo a uma nova era.

Barcelona x Valencia: Saiba como assistir ao jogo AO VIVO na TV
Mesmo em desvantagem, o Valencia conseguiu criar algumas boas oportunidades e deu trabalho ao Barcelona , mas parou em Ter Stegen. Mesmo com a vantagem, o Barcelona seguiu apagado, enquanto o Valencia foi para cima e passou a pressionar.

Outras notícias