Asteróide perdido passa hoje muito "perto" da Terra

Asteróide perdido passa hoje muito “perto” da Terra

Um asteroide gigantesco irá passar perto da Terra na noite desta terça-feira (15).

Será por volta das 22 horas (hora de Lisboa) que passará muito perto da Terra o asteroide 2010 WC9, um corpo celeste com 60-130 metros de largura que, para perspetiva, é sensivelmente do tamanho de um campo de futebol.

Os investigadores daquele organismo conseguiram acompanhar a sua trajectória até Dezembro de 2017, altura em que lhe perderam o rasto.

O corpo celeste foi avistado através do Catina Sky Survey, um programa de investigação que tem como objetivo encontrar cometas, asteroides e objetos próximos da Terra, da Universidade do estado norte-americano de Arizona, diz a Earthsky. Essa pode ser uma das maiores aproximações de um asteroide desse tamanho já registrada. Pelo monitoramento até aqui, ele cruzará o céu ás 19h05 (horário de Brasília).

Conforme os astrônomos, o asteroide é tamanho médio, porém maior que o meteorito de Chelyabinsky, que caiu na Rússia em 2013 causando vários danos materiais e ainda deixou cerca de 1.400 pessoas feridas.

Trata-se, assim, de uma das mais próximas passagens pela Terra de um asteróide de tamanha dimensão, refere à Newsweek o astrónomo Guy Wells, do Observatório Northolt Branch, em Londres. O Northolt Branch Observatories irá transmitir a passagem do asteroide ao vivo pelo Facebook.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Gilmar Mendes também manda soltar Milton Lyra, operador do MDB
O ministro Gilmar Mendes mandou soltar nesta 3ª feira (15.mai.2018) o lobista Milton Lyra , apontado como suposto operador do MDB do Senado.

Mulher confunde linguiça com cobra e aciona Corpo de Bombeiros
Contudo, quando os militares chegaram à residência no Bairro Maria Eugênia, perceberam que se tratava de uma linguiça. O nome da moradora foi mantido em segredo a pedido dela, que agora teme ser alvo de comportamento vexatório.

Comissão espera contar com Neymar nos amistosos antes da Copa
Neymar voltou a treinar no PSG no último fim de semana e trabalhará com bola gradativamente. Neymar atualmente está em Paris e frequenta as atividades no Paris Saint-Germain.

Estreia de 'Segundo Sol' movimenta as redes sociais
Laureta repreende Karola por se atrasar para a cerimônia fúnebre de Beto. Durante o funeral, Karola anuncia que está esperando um filho de Beto.

Outras notícias