Asteróide perdido passa hoje muito "perto" da Terra

Asteróide perdido passa hoje muito

Um asteroide gigantesco irá passar perto da Terra na noite desta terça-feira (15).

Será por volta das 22 horas (hora de Lisboa) que passará muito perto da Terra o asteroide 2010 WC9, um corpo celeste com 60-130 metros de largura que, para perspetiva, é sensivelmente do tamanho de um campo de futebol.

Os investigadores daquele organismo conseguiram acompanhar a sua trajectória até Dezembro de 2017, altura em que lhe perderam o rasto.

O corpo celeste foi avistado através do Catina Sky Survey, um programa de investigação que tem como objetivo encontrar cometas, asteroides e objetos próximos da Terra, da Universidade do estado norte-americano de Arizona, diz a Earthsky. Essa pode ser uma das maiores aproximações de um asteroide desse tamanho já registrada. Pelo monitoramento até aqui, ele cruzará o céu ás 19h05 (horário de Brasília).

Conforme os astrônomos, o asteroide é tamanho médio, porém maior que o meteorito de Chelyabinsky, que caiu na Rússia em 2013 causando vários danos materiais e ainda deixou cerca de 1.400 pessoas feridas.

Trata-se, assim, de uma das mais próximas passagens pela Terra de um asteróide de tamanha dimensão, refere à Newsweek o astrónomo Guy Wells, do Observatório Northolt Branch, em Londres. O Northolt Branch Observatories irá transmitir a passagem do asteroide ao vivo pelo Facebook.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Policial civil mata mulher, duas filhas e se mata em Santa Luzia
Um policial de 40 anos, matou uma mulher, as duas filhas dela e depois cometeu suicídio. O caso aconteceu na madrugada de terça-feira (15), em Santa Luzia , em Belo Horizonte.

Páscoa impulsiona turismo junto dos portugueses e espanhóis
O rendimento médio por quarto disponível (RevPar) atingiu, em março, os 37,3 euros, um aumento de 16,8% face ao mesmo mês de 2017. Em março, a variação face ao período homólogo foi de 17,5%, para 220 milhões de euros.

WhatsApp anuncia novidades para grupos: descrição, busca e controles
Agora, os usuários não podem ser adicionados repetidamente a grupos dos quais já tenham optado por sair várias vezes. Busca por participante: Encontre alguém em um grupo pesquisando os participantes na página de informações do grupo.

Filho do lateral-esquerdo Marcelo protagoniza brincadeira com jogadores do Real Madrid
O lateral-esquerdo da seleção brasileira, Marcelo publicou no Instagram com os dizeres "Orgulho do papai". Até o fechamento dessa matéria o vídeo contava com quase dois milhões de visualizações.

Outras notícias