Bebê de 8 meses morre intoxicado por gases durante protestos em Gaza

O responsável apelou ainda à condução de uma investigação independente sobre a atuação de Israel. Israel ainda não era uma potência, nem tinha o apoio dos Estados Unidos.

"Só se pode construir a paz baseada na verdade e a verdade é que Jerusalém tem sido e sempre será a capital do povo judeu, a capital do Estado judaico", acrescentou o primeiro-ministro israelita.

"Parece que qualquer um pode ser assassinado ou ferido; mulheres, crianças, jornalistas, pessoal de primeiros socorros, desde que se aproximem a mais de 700 metros da cerca".

"Exigimos a máxima contenção".

O alto comissário para os Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra'ad Al Hussein disse que o confronto deve parar "imediatamente".

Ao mesmo tempo, Colville definiu a situação em Gaza de "pesadelo", dada a falta de camas em hospitais e de pessoas para tratá-los e denunciou que "Israel, mais uma vez, não deixou palestinos feridos sair para obter tratamento em outro local".

A inauguração coincidiu com o 70.º aniversário do Estado judaico e surgiu na véspera do dia em que os palestinianos assinalam o Nakba (desastre, em árabe), que designa o êxodo palestiniano em 1948, quando pelo menos 711 mil árabes palestinianos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos das suas casas, antes e após a fundação do Estado israelita.

O presidente Recep Tayyip Erdogan, um dos principais críticos do premiê israelense Binyamin Netanyahu, convocou também um ato para sexta (18) em homenagem aos palestinos mortos.

Líderes europeus e do mundo árabe reagiram nessa segunda-feira (14) à repressão aos manifestantes e aos confrontos na fronteira de Israel com a Cisjordânia.

A carga simbólica da efeméride junta-se à realização dos funerais de pelo menos 60 vítimas mortais na sequência da investida das forças israelitas de segunda-feira.

O saldo de mortes subiu para 60 de madrugada; depois que um bebê de oito meses morreu devido ao gás lacrimogêneo que sua família; disse que ele inalou em um acampamento de manifestantes na segunda-feira.

Nesta terça-feira, a China pediu moderação, "especialmente a Israel (.) para evitar uma escalada de tensão". Escolas, universidades, bancos e lojas vão estar fechadas durante o dia.

O genro e conselheiro de Donald Trump para o Médio Oriente, Jared Kushner, chefiou a delegação, que integrava a sua mulher, Ivanka Trump, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e quatro senadores republicanos.

A decisão em causa é motivo de regozijo entre os israelitas mas de revolta e ira entre os palestinianos.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Ministro do STJ nega continuidade a pedido de liberdade de Lula
Felix Fischer foi o relator original do primeiro pedido preventivo de liberdade de Lula feito ao STJ ao final de janeiro. No pedido, os advogados do ex-presidente defenderam que ainda tinham direito de apresentar recursos contra a condenação.

Jogo Monagas-VEN x Grêmio AO VIVO online pela Taça Libertadores 2018
O Tricolor visita o Monagas pela quinta rodada do Grupo 1, às 21h30, no estádio Monumental de Maturín, em Maturín-VEN. O volante Arthur e o atacante Everton tiveram confirmadas lesão muscular e devem desfalcar a equipe por três semanas.

Ver Neymar no Real Madrid seria duro golpe
Se fecha bem atrás, tem jogadores fortes e se pegam o contra-ataque te liquida com jogadores rapidíssimos como Ney ou Coutinho. Ainda em busca do seu primeiro título com a camisa da Argentina no profissional, Messi também projetou o Mundial.

Filtros de óleo Mahle
Os filtros de óleo da Mahle são capazes de manter a quantidade do óleo a todos os momentos. Estes cartuchos são feitos de papel para assegurar que são amigos do ambiente.

Outras notícias