Buscas da PJ na SAD do Sporting fazem quatro detidos

Sporting terá comprado vitória do Benfica para ser campeão. Oiça aqui as escutas

André Geraldes, diretor do futebol do Sporting Clube de Portugal, saiu em liberdade, na noite desta quinta-feira, depois de ter pagado uma caução de 60 mil euros.

Em causa está o alegado esquema de corrupção no andebol que pode agora alastrar-se a outras modalidades com a compra de árbitros e pagamentos a jogadores, sobretudo no norte do país.

O homem, recorde-se, já tinha sido constituído arguido em março, quando apresentou a primeira denúncia.

Tudo terá começado no andebol e depois alastrado ao futebol.

O empresário entregou ao MP mensagens em que comenta com os dois interlocutores o comportamento dos jogadores de futebol alegadamente comprados, tendo sido dadas instruções no sentido de darem "espaço ao Bas Dost", cita o JN.

A investigação da PJ levou à detenção do 'team manager' do clube, André Geraldes, e também de Paulo Silva, suposto intermediário em casos de alegada corrupção em jogos de andebol e de futebol, e de João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, funcionário do clube. De acordo com o 'CM', o Vitória de Guimarães-Sporting da 3ª jornada da última Liga NOS, que os 'leões' venceram por 0-5 em agosto do ano passado, está a ser investigado. As buscas não se restrigem ao caso de alegada currupção no campeonato de andebol, mas também a futebol.

"O Sporting Clube de Portugal confia na justiça e, como sempre defendeu, prestou e prestará toda a colaboração necessária ao apuramento da verdade", garante a mesma fonte.

Em resposta enviada à agência Lusa, a propósito do caso ontem revelado pelo jornal Correio da Manhã (CM), a PGR confirmou a existência de "um inquérito relacionado com a matéria" e dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto.

Por sua vez, o Sporting apelou à celeridade das autoridades, considerando-se um "alvo a abater" por continuar a "lutar e a querer transparência e verdade desportiva".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

TRF4 nega último recurso de José Dirceu
Num dos trechos do documento enviado ao STF, estava uma tentativa de recálculo da pena do ex-ministro. No mês passado, a 4a Seção do Tribunal Regional Federal já havia negado os embargos infringentes.

França divulga lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo
Meias: Kanté (Chelsea), Matuidi (Juventus), N'Zonzi (Sevilla), Pogba (Manchester United) e Tolisso (Bayern). Como esperado, alguns nomes de destaque no futebol europeu ficaram de fora da lista final para a Copa.

OFICIAL: Casillas continua mais uma época no FC Porto
O Jornal de Notícias refere que o guarda-redes espanhol aceitou reduzir o salário para continuar ao serviço dos portistas. Estou feliz e, pondo tudo na balança, há coisas mais importantes do que o factor económico.

Tudo o que você precisa saber sobre Deportivo Lara x Corinthians — Libertadores
Colombianos e argentinos também se enfrentam nesta quinta, ou seja, um dos times ficará pelo caminho. Para isso, precisa vencer a partida na Venezuela, válida pela quinta rodada da fase de grupos.

Outras notícias