Centeno afasta Ministério da Saúde da reforma da pediatria no norte

Reuniões de responsáveis hospitalares só com as Finanças é normal, justifica ministro

Na edição desta sexta-feira o "Jornal de Notícias" noticiou que estará a levar a cabo uma reforma da resposta pediátrica no norte do sem qualquer intervenção do Ministério da Saúde, adiantando que o ministério liderado por Mário Centeno teve reuniões com administradores de hospitais do Porto sobre os serviços de pediatria e nas quais não estiveram elementos do Ministério da Saúde ou de organismos dependente dessa tutela. Uma opinião partilhada por Ricardo Baptista Leite, deputado do PSD, que pediu esta sexta-feira a demissão de Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde.

E o desmentido chegou.

Estas reuniões, que decorreram separadamente, aconteceram na semana passada e também esta semana no Ministério das Finanças, sem que participassem representantes do Ministério da Saúde.

"É, pois, falsa a manchete da edição de hoje do Jornal de Notícias", refere o comunicado. Nas últimas semanas, as más condições na pediatria do Hospital de São João ganharam destaque na sequência de uma denúncia feita por pais de crianças que sofrem de cancro e que estão internadas na ala daquela unidade onde são atendidas em contentores.

O Ministério da Saúde recusou comentar o assunto, mas a Administração Regional de Saúde disse ao Jornal de Notícias que os dois ministros estão articulados e que até se vão reunir na próxima semana para discutir o assunto.

Mas esta poderá não ter sido uma reunião meramente técnica perante o investimento anunciado para a pediatria do São João.

O ministério de Mário Centeno estará a planear uma reorganização da resposta pediátrica na região norte, incluindo o serviço de oncologia, estando o processo nas mãos do secretário de Estado do Orçamento. E é, no mínimo estranho, que o tenha feito sem a presença de qualquer responsável da Saúde.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cacá Diegues é aplaudido por adaptação de musical de Chico Buarque
O longa mostra cinco gerações de uma mesma família circense. A exibição do novo filme do diretor é neste sábado (12). Assista ao teaser do filme, de 2017.

"Eu sou tão mais forte e mais feliz sendo mãe", diz Ivete
Para Ivete, foi uma surpresa encontrar uma interpretação tão diferente - e bela - para esta canção, que já foi regravada tantas vezes.

Estado Islâmico assume ataque que matou 15 no Afeganistão
Jalalabad foi palco, em janeiro, de um atentado contra uma ONG no qual morreram cinco pessoas e 25 ficaram feridas. Os seis invasores foram abatidos durante a operação das forças de segurança, disse Khogianai.

"A equipa sentiu muito esta derrota" — Jorge Jesus
Perdemos este jogo aqui e equipa sentiu muito a derrota, também sentiu a forma como os adeptos não gostaram deste resultado. A equipa quis, teve crença, mas não foi tão fresca, alguns jogadores estão a sentir os 60 jogos.

Outras notícias