CNJ decide que desembargadores são elegíveis para mandato tampão nos tribunais

Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí desembargador Erivan Lopes

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça anulou, nesta terça-feira (15/5), a norma administrativa do Tribunal de Justiça do Piauí que estendeu o mandato de seus dirigentes além do prazo de dois anos, estipulado em lei. O atual presidente, desembargador Erivan Lopes, e os demais membros da direção não poderão permanecer em seus cargos.

A eleição excepcional para os cargos de direção do TJ já foi convocada pelo atual presidente do Tribunal, onde disputará o mandato provisório correspondente ao período de 1º de junho de 2018 a 06 de janeiro de 2019.

Entretanto, o TJ-PI divulgou em seu site que o desembargador Erivan Lopes convocou eleições para segunda-feira dia 21 de maio, e é candidato à Presidência. Na ocasião, o conselheiro Marcio Schiefler Fontes, relator, concluiu que a autonomia administrativa do tribunal deve ser exercida em conformidade com a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman).

Ascom/TJ-PIPresidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes. "No entanto, tal autonomia deve ser exercida em harmonia com as balizas da Loman, segundo a qual os mandatos de direção não podem exceder dois anos", afirmou em seu relatório o conselheiro Schiefler.

No último dia 20 de março, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia havia pedido vista porque o advogado do desembargador Edvaldo Moura apresentou precedente do Supremo Tribunal Federal em que ela votou de forma ativa.

Em outubro do mesmo ano, ao aprovar a Resolução n. 85, o Plenário do Tribunal mudou a data da eleição e a data da posse dos eleitos.

Decidiu, ainda, por maioria de votos, permitir a realização de eleição para mandato complementar de sete meses, sendo todos os desembargadores elegíveis para os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor e vice-corregedor.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Bárbara revela a todos que Úrsula é a menina dos vídeos — Malhação
Isso porque em determinado momento, Gabriela decide conversar com Marcelo (Bukassa) sobre o bullying que a jovem vem sofrendo. Violeta e Getúlio procuram por Érico. Érico é internado no centro e Selmo alerta Vagner sobre a integridade física do menino.

Após venda de mansão, Eduardo Costa está sendo acusado de estelionato
Conforme um documento, o cantor teria adquirido uma casa na região da Pampulha, em Belo Horizonte, por R$ 9 milhões. Como pagamento, Eduardo deu R$ 2 milhões em espécie, e quitou o restante com bens de luxo, incluindo outro imóvel.

Novo Pokémon para Nintendo Switch pode ser anunciado ainda em maio
Os domínios de Pokémon Let's Go: Pikachu e Pokémon Let's Go: Eevee foram registrados, talvez revelando os títulos da nova geração. Vale ressaltar que ainda não há quaisquer informações oficiais por parte da Nintendo que confirmem essas especulações.

Asteróide perdido passa hoje muito "perto" da Terra
O Northolt Branch Observatories irá transmitir a passagem do asteroide ao vivo pelo Facebook. Essa pode ser uma das maiores aproximações de um asteroide desse tamanho já registrada.

Outras notícias