'Diamantino' de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt vence prémio em Cannes

Filme português venceu Grande Prémio da Semana da Crítica em Cannes

"Diamantino", a primeira longa-metragem realizada por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, foi galardoada esta tarde com o Grande Prémio na 57ª Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Este ano, a abertura da Semana da Crítica ficou por conta de "Wildlife", primeiro filme do ator e realizador norte-americano Paul Dano, protagonizado por Carey Mulligan.

O filme acompanha a história de Diamantino, interpretado por Carloto Cotta, uma super-estrela do futebol mundial caída em desgraça. As referências à figura de Cristiano Ronaldo são óbvias num filme que foi agora distinguido por um júri presidido pelo cineasta norueguês Joachim Trier, e que integrou também os actores Chloe Sevigny e Nahuel Pérez Biscayart. Do elenco desta coprodução entre Portugal, Brasil e França fazem parte ainda Cleo Tavares e as irmãs Anabela e Margarida Moreira. Procurando um novo objetivo na vida, o ícone internacional inicia uma odisseia delirante onde enfrenta o neofascismo, a crise dos refugiados, a modificação genética e a busca pela perfeição.

O anúncio foi feito esta quarta-feira em Cannes.

"Diamantino", refere a produtora, "vai ter estreia comercial em Portugal, numa data a anunciar brevemente".

Gabriel Abrantes e o norte-americano Daniel Schmidt têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como 'Tristes Monroes' (2017) e 'A History of Mutual Respect' (2010).

A 57.ª Semana da Crítica de Cannes, um dos programas paralelos do festival francês, decorre até quinta-feira. O encerramento será com "Guy", do francês Alex Lutz.

Organizado pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema, composto por 244 críticos, escritores e jornalistas, este importante evento para revelar novos talentos decorre de forma independente do maior festival de cinema do mundo, mas em paralelo desde 1962. Para o encerramento, Cannes escolheu 'O homem que matou D. Quixote', projeto antigo de Terry Gilliam agora concretizado, em estreia mundial no festival.

Descarregue a nossa App gratuita.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Furo de petróleo em Aljezur vai avançar
A perfuração durará cerca de quatro dias, mais três dias para a mobilização e o posicionamento dos meios. O BE considerou inaceitável a dispensa de estudo de impacto ambiental para este furo de prospeção.

PF diz que caixa 2 financiou reforma do sítio de Atibaia
A acusação se reportou a 7 contratos específicos da Petrobras, nenhum deles analisado pelo laudo pericial. Para os peritos, os valores são oriundos de dinheiro de obras da Petrobras .

Família adota urso pensando ser cachorro e só descobre após 2 anos
Primeiro eles tentaram enviar o animal para um zoológico, mas sem a certidão de nascimento, isso não foi possível. O pet pesa cerca de 200 quilos.

Família de jogador do SP é mantida refém por assaltantes em MT
As vítimas ainda informaram aos policiais que dois homens encapuzados e com armas pularam o muro para invadir a casa. Foram roubados televisores, joias, computador e videogame, além de uma BMW 120i e uma Land Rover Evoque.

Outras notícias