Donald Trump quer salvar a ZTE de fechar as portas

ZTE empresa chinesa

Como é de costume em vários dos seus posicionamentos e comunicados, Trump anunciou pelo Twitter no domingo, 13, que está tentando junto ao governo chinês uma retomada das atividades da ZTE.

Na semana passada, a fabricante chinesa ZTE informou que iria suspender a fabricação de equipamentos que utilizavam componentes de empresas norte-americanas, como processadores da Qualcomm ou Intel, para smartphones ou hardware de rede. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos determinou que além de retenções de bônus, a empresa emitisse cartas de advertência aos envolvidos. Contudo, o presidente Trump comunicou que trabalha em conjunto com o mandatário chinês Xi Jinping para evitar que a ZTE feche as portas, uma vez que resultaria na perda de muitos empregos na China. O presidente dos EUA garante já ter instruído o Departamento de Comércio do país para que leve a medida adiante.

Trump em seu perfil no Twitter, disse "O presidente Xi, da China, e eu estamos trabalhando juntos para dar à imensa companhia chinesa de telefones ZTE uma maneira de voltar aos negócios rapidamente".

Tudo começou quando os EUA impuseram uma taxação de 25% e 10% sobre as importações de aço e alumínio respectivamente, mirando principalmente na China mas também estendida a outros países (União Europeia, Canadá, México e até o Brasil entraram na dança a princípio, porém as taxações desses países foram retiradas depois... temporariamente), com um foco mais concentrado no País do Meio posteriormente com uma tarifa de US$ 50 bilhões sobre mais de 1,3 mil produtos chineses, alegando violação de propriedade intelectual. "O Departamento de Comércio já foi instruído para fazer isso acontecer". De qualquer forma, o governo chinês elogiou a atitude de Donald Trump dizendo: "aplaudimos a atitude positiva dos Estados Unidos a respeito da ZTE e seguimos em estreita comunicação com eles".

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Melania Trump operada a um "problema benigno" num rim
Melania Trump , primeira dama dos EUA e esposa do presidente Donald Trump , passou por uma cirurgia de emergência no rim, segundo revelou sua assessoria de imprensa nessa segunda (14).

Segunda-feira começa com sol entre nuvens em cidades de SC
O modelo GFS (Global Forecast System) projeta rajadas de 93 km/h em Laguna/SC, 71 km/h em Torres/RS e 90 km/h em Garopaba/SC. Neste domingo, foi registrado, a menor temperatura do ano na região, com 9 graus em Criciúma e -2 graus em Urupema.

FC Porto lança empréstimo obrigacionista de 35 milhões de euros
Tenho a convicção de que no próximo ano já não teremos de estar em sistema de fair-play financeiro. No FC Porto nunca tivemos perdões de dívida, nem de juros.

Pesquisa: sem Lula, Bolsonaro lidera, seguido por Marina e Ciro
O número de brancos/nulos e indecisos superou 50%, com 21,4% dizendo que votariam em branco ou nulo e 39,6%, como indecisos. Lula foi preso em 7 de abril em São Paulo, de onde foi transferido para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Outras notícias