Grupo de Lima faz último pedido por suspensão de eleição na Venezuela

Em coletiva ministro falou sobre o clima das eleições e garantiu que processo eleitoral transcorre em paz diferente de outros países da região

O Brasil e mais 11 países que compõem o chamado "grupo de Lima" lançaram na noite de segunda-feira, 14, um apelo para que a Venezuela adie a eleição presidencial convocada para o próximo dia 20, por considerar que o processo é "ilegítimo" e "carece de credibilidade".

Durbin e Menendez também disseram que as autoridades venezuelanas deveriam garantir acesso ilimitado aos observadores internacionais durante todas as fases do processo eleitoral, assim como restabelecer a Assembleia Nacional.

"Os países participantes [do bloco] reiteram a condenação do regime autoritário que prevalece na Venezuela, que violentou a democracia e o Estado de direito", destacou Videgaray, em comunicado.

"Ao realizar eleições que não são justas, transparentes ou livres, que não contam com a participação de todos os membros da oposição e com presos políticos, a Venezuela não tem definitivamente as condições ou garantias democráticas que nós apoiamos".

O Grupo de Lima foi formado em agosto de 2017 para avaliar a situação na Venezuela e buscar uma solução diplomática para a crise no país.

Participaram da reunião representantes de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia.

Nicolás Maduro falava durante um ato de campanha eleitoral, em Charallave, no Estado venezuelano de Miranda (60 quilómetros a sudoeste de Caracas), transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão (VTV).

Com o boicote da oposição, há três candidatos além de Maduro, o pastor evangélico Javier Bertucci, o engenheiro Reinaldo Quijada e o opositor Henri Falcón, que desafiou a decisão da MUD e registrou sua candidatura.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Cão salva outro cão de afogamento em piscina nos EUA — VÍDEO
Um vídeo da CCTV mostra o momento, com Laurie Becerra, dona dos animais, a referir que o cão que caiu à água não sabia nadar muito bem.

Especialistas consideram resolvido o mistério do avião desaparecido da Malaysia Airlines
Em duas ocasiões, quem estava no comando do avião -e provavelmente era a única pessoa acordada- inclinou a aeronave à esquerda. O segredo do que aconteceu nos momentos finais do voo e a motivação provavelmente morreu com os passageiros e o piloto.

Barcelona acerta com 1º reforço para a próxima temporada
Para ter Lenglet, o Barcelona vai pagar ao Sevilla 30 milhões de euros (R$ 130,7 milhões), referentes à multa rescisória. Nesta temporada, o jovem atuou em 53 partidas do Sevilla e anotou quatro gols, um deles na Liga dos Campeões.

Seleção feminina perde para a Alemanha na estreia da Liga das Nações
Depois da estreia, Zé Roberto Guimarães pediu uma melhora no sistema defensivo do time brasileiro para os próximos jogos. A central Carol, que marcou oito pontos na partida, lamentou o resultado, mas mostrou otimismo na recuperação do Brasil.

Outras notícias