Havaí está em alerta de 'grande erupção vulcânica iminente'

Vulcão Kilauea provoca alerta vermelho no Hava

O serviço geológico dos EUA emitiu nesta quarta-feira, 16, um alerta vermelho para a erupção do vulcão Kilauea, no Havaí. A nuvem de cinza alcançou entre 3 mil e 3.600 metros acima do nível do mar.

Embora a atividade vulcânica se mantenha "muito variável", pode "tornar-se explosiva a qualquer momento, aumentando a intensidade da produção de cinza e de projéteis".

As autoridades locais alertaram os residentes das zonas mais próximas do vulcão para estarem preparados para uma retirada de emergência, possivelmente sem aviso prévio.

Até agora, foram já retiradas 1.700 pessoas que ainda não foram autorizadas a regressar a casa.

"Há muitos cenários de último caso, e estradas sendo bloqueadas é um deles", explicou Hickman na rodovia 137, um caminho potencial do fluxo de lava, a cerca de 3 quilômetros de distância.

Junto à cratera, registaram-se durante vários dias dezenas de sismos, alguns de magnitude superior a 5 na escala de Richter.

A lava de uma grande fissura nova invadiu terras de cultivo seguindo rumo a uma estrada de terra litorânea que é uma das últimas opções de saída para cerca de 2 mil moradores do sudeste da maior ilha do Havaí.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e um dos cinco da ilha.

Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.

Descarregue a nossa App gratuita.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

WhatsApp anuncia novidades para grupos: descrição, busca e controles
Agora, os usuários não podem ser adicionados repetidamente a grupos dos quais já tenham optado por sair várias vezes. Busca por participante: Encontre alguém em um grupo pesquisando os participantes na página de informações do grupo.

Filho do lateral-esquerdo Marcelo protagoniza brincadeira com jogadores do Real Madrid
O lateral-esquerdo da seleção brasileira, Marcelo publicou no Instagram com os dizeres "Orgulho do papai". Até o fechamento dessa matéria o vídeo contava com quase dois milhões de visualizações.

PF pede 60 dias em inquérito de Temer, Padilha e Moreira
Ao menos dois deles confirmaram terem feito entregas no local, o que corrobora a delação da Odebrecht . Todos eles negam o recebimento de recursos ilícitos e o envolvimento com irregularidades.

Ministro Adjunto pede "escusa de intervir" no processo que envolve a EDP
De acordo com o anúncio preliminar de lançamento da OPA, a China Three Gorges a contrapartida oferecida avalia a EDP em cerca de 11,9 mil milhões de euros.

Outras notícias