INSS vai aprovar aposentadoria e salário-maternidade por telefone e web

INSS vai aprovar aposentadoria e salário-maternidade por telefone e web

A partir do dia 24 de maio, alguns serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - que hoje são requeridos diretamente nas agências previdenciárias, sem a necessidade de qualquer agendamento - passarão a exigir marcação antecipada.

Com a mudança, que entrará em vigor a partir de segunda-feira (21), a presença nos postos por parte dos segurados só será requisitada caso exista alguma pendência na documentação. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.

Além de ser válido para aposentadorias por idade, o novo esquema de atendimento também se aplica a solicitações de salário-maternidade. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.

Será feita uma análise pelos computadores do instituto e, caso esteja tudo correto, o benefício será concedido, diz o INSS. Ao fazer o pedido, será possível acompanhar o andamento pelo site ou telefone. A medida deve agilizar a concessão desse tipo de benefício.

No documento, há informações sobre os cálculos usados pelo INSS e sobre a data de pagamento do primeiro benefício.

O advogado Rômulo Saraiva lembra que o segurado deve conferir a carta de concessão depois de recebê-la.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Grupo de Lima faz último pedido por suspensão de eleição na Venezuela
O Grupo de Lima foi formado em agosto de 2017 para avaliar a situação na Venezuela e buscar uma solução diplomática para a crise no país.

Nokia X6 é lançado oficialmente; confira as especificações e preços
O display é o primeiro da HMD a vir com o entalhe e conta com 5,8 polegadas na proporção 19:9 e resolução FHD+ de 2280 x 1080. O aparelho foi lançado hoje na China, confirmando muitas das características que já vimos em vazamentos anteriores.

Família adota urso pensando ser cachorro e só descobre após 2 anos
Primeiro eles tentaram enviar o animal para um zoológico, mas sem a certidão de nascimento, isso não foi possível. O pet pesa cerca de 200 quilos.

Temer diz que o Brasil encontrou o rumo certo
A ideia era dizer que em apenas dois anos o país voltara aos trilhos e à retomada do crescimento da economia e da ordem política. Em via de regra, é do Exército a responsabilidade pela segurança presidencial nesses casos. - Nós salvamos a Petrobras.

Outras notícias