Irã: 'Sanções dos EUA visam impedir manutenção de acordo nuclear'

União econômica liderada pela Rússia assina acordo de livre-comércio com Ir

Segundo o Tesouro, o governador do Banco Central "canalizou de forma encoberta milhões de dólares" da Guarda Revolucionária com o Hezbollah utilizando conta no Al-Bilad Islamic Bank no Iraque.

Na cimeira de Sófia, a União Europeia reafirmou de forma clara o seu compromisso com o Acordo Nuclear com o Irão, do qual os Estados Unidos decidiram retirar-se, garantindo que "enquanto os iranianos honrarem os seus compromissos, a União Europeia evidentemente manter-se-á neste acordo, do qual a UE foi dos grandes arquitetos", disse Juncker.

As sanções, segundo Mnuchin, cortam uma rede bancária decisiva para o regime iraniano.

"É aterrador, mas não surpreendente, que a principal autoridade bancária do Irã conspire com a Força Quds para facilitar o financiamento de grupos como o Hizbullah, e isso mina qualquer credibilidade que ele possa reivindicar para proteger a integridade da instituição como chefe do Banco Central", afirmou o secretário americano.

O pacto, firmado também com Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China, bloqueava sanções contra a economia iraniana em troca do congelamento de seu programa nuclear.

Agora, Washington irá restaurar sanções contra Teerã nos próximos meses e ameaçou punir países que façam comércio com o Irã.

"Com medidas tão destrutivas, o governo norte-americano está tentando influenciar a vontade e a decisão dos signatários restantes do acordo nuclear", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Bahram Qasemi, segundo a agência de notícias Fars.

Ministros do Exterior de Grã-Bretanha, França e Alemanha reuniram-se em Bruxelas na terça-feira para buscarem formas de salvar o acordo nuclear sem os Estados Unidos, mas aparentemente enfrentarão dificuldades para continuar a fazer negócios com o Irã quando Washington começar a restabelecer as sanções.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Simulador de corrida Project Cars vai ganhar uma versão mobile
Resta saber se a Slightly Mad seguirá essa mesma proposta ou apostará em uma estratégia diferente. Parece que o reinado absoluto de Real Racing 3, pode estar ameaçado.

'As Aventuras de Poliana' estreia hoje no SBT
A garota tem uma personalidade própria e é filha de artistas mambembes, os atores Lorenzo (Lázaro Menezes) e Alice (Kiara Sasso). Para ele, essa parceria vem sendo de grande sucesso e acredita que dessa vez não será diferente das outras três anteriores.

Morre a atriz brasileira Eloísa Mafalda (com vídeo)
Os filhos da atriz comunicam com pesar a morte da mãe e informaram que o enterro será em Jundiaí, no interior de São Paulo. Relembre a carreira da atriz! Antes de descobrir a vocação para os palcos foi nadadora e chegou a ganhar algumas medalhas.

Bruno de Carvalho (desmente que) suspendeu Jorge Jesus
O presidente do Sporting negou hoje que alguém tivesse sido suspenso no clube, contrariando as notícias que davam conta da suspensão e de um processo disciplinar ao treinador da equipa principal de futebol, Jorge Jesus .

Outras notícias