MP notifica Globo sobre falta de representação racial em novela

Segundo Sol

A Rede Globo de Televisão foi notificada pelo o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT/RJ) recomendando à emissora que implemente na novela Segundo Sol (das 21h) uma maior diversidade, como por exemplo, incluindo personagens negros. A produção será exibida em horário nobre e estreia na próxima 2ª feira (14.mai).

Ambientada na Bahia, estado com o maior percentual de população negra do Brasil, a novela tem sido alvo de críticas pelo baixo número de atores negros em seu elenco. O principal conflito da trama consiste no fato de que o protagonista, Emílio Dantas, é convencido a não dizer a verdade sobre o que aconteceu e assumir uma nova identidade em uma localidade distante do litoral baiano, onde formará um par romântico - e branco - com a personagem de Giovana Antonelli.

De acordo com o portal Metrópoles, que noticiou originalmente a ação, o MPT afirmou que "o não espelhamento da sociedade nos programas televisivos gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra". A Globo foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho, nesta sexta-feira (11), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho.

O MPT deu 10 dias para que a Globo faça adequações no roteiro e produção de "Segundo Sol" a fim de "assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira".

De acordo com a Coordigualdade, a novela não estaria observando o respeito à representatividade negra, violando inclusive normas de promoção da igualdade do Estado do Rio e da Bahia. Em caso de descumprimento, o MPT pode firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta, ou levar o caso à Justiça.

O Ministério Público concedeu prazo de dez dias para a comprovação de mudanças no caso relativo à novela e 45 dias para as demais recomendações.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Catalunha: Quim Torra eleito presidente do Governo regional
Quatro deputados do partido independentista da extrema-esquerda, 'Candidatrura de Unidade Popular' (CUP), optaram pela abstenção . Após a eleição, parlamentares pró-independência se levantaram e entoaram o hino catalão.

Com polêmica, EUA inauguram embaixada em Jerusalém
Os palestinos reivindicam a parte oriental de Jerusalém para um futuro estado independente da Palestina. Os confrontos ocorrem poucas horas antes da inauguração da embaixada dos Esados Unidos em Jerusalém .

No dia do seu aniversário, Vitória encara o Vasco em São Januário
Quando o cronômetro marcava 13 minutos, Andrés Ríos acionou Rafael Galhardo entrando em velocidade na área pelo meio. No dia 20, próximo jogo do Leão em Salvador, contra o Ceará, o clube fará uma festa no estacionamento do Barradão.

Pablo marca, mas Atlético-PR sofre virada do Galo no Brasileirão
O Atlético-PR venceu a Chapecoense por goleada na abertura do campeonato, mas de lá pra cá não obteve mais nenhuma vitória. Gol: Pablo aos 31′ do 1º tempo para o Atlético-PR; Bremer aos 08′ e Roger Guedes aos 19′ do 2º tempo para o Atlético-MG.

Outras notícias