MPF aponta envolvimento de dois baianos com o Estado Islâmico

Grupo de 11 brasileiros planejava atentado no carnaval de Salvador

Onze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por integrarem uma organização que promovia e recrutava membros para uma célula nacional do grupo terrorista islâmico Daesh, informou o jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira. De acordo com o jornal, a acusação é baseada em conversas virtuais, por aplicativos e redes sociais, mantidas entre os indivíduos e interceptadas pela Polícia Federal.

Em outubro de 2017, sete pessoas chegaram a ser detidas, mas apenas duas Jhonatan Sentinelli Ramos, de 23 anos, e Welington Moreira de Carvalho, de 46 anos, continuam presas. Os demais respondem em liberdade.

Todos os envolvidos responderão por organização criminosa, sendo que cinco deles também foram denunciados pelo crime de corrupção de menores, por terem se envolvido na atração destes para o grupo. O título dessa comunidade virtual, que tinha 43 integrantes, era "Estado do Califado no Brasil".

A denúncia, apresentada no dia 20 de abril passado, é derivada de uma investigação que começou com um alerta da Guarda Civil da Espanha às autoridades brasileiras sobre a existência de grupos de chats de promoção e recrutamento do EI com supostos participantes no Brasil. Outros envolvidos relataram conversas a respeito da organização da célula e treino de fações paramilitares no Brasil, o que também consta em diálogos obtidos pela PF após a apreensão de telemóveis.

Em relação aos contatos com estrangeiros, os envolvidos deram diversos motivos, dizendo que os contatos serviam tanto para informações sobre como aderir ao EI até orientação sobre como obter vistos de países do Oriente Médio ou discutir "táticas de guerrilha", segundo o MPF.

A maioria deles não se conhecia pessoalmente e alguns acusados negam envolvimento com o Estado Islâmico ou atividades criminosas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Prazo de inscrições para o Enem 2018 termina amanhã
Na inscrição , é preciso informar CPF próprio, telefone celular e e-mail (dados usados para recuperação de senha). Ela será necessária, por exemplo, para acessar o cartão de confirmação e os resultados da prova.

Buscas da PJ na SAD do Sporting fazem quatro detidos
O homem, recorde-se, já tinha sido constituído arguido em março, quando apresentou a primeira denúncia. Tudo terá começado no andebol e depois alastrado ao futebol.

Neymar é liberado pelo PSG para voltar ao Brasil
A nota divulgada pelo clube francês informou que Neymar deve retomar a preparação nos gramados ainda este domingo (13). Sobre o Mundial da Rússia, Rivaldo também colocou o Brasil como favorito para o título.

França divulga lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo
Meias: Kanté (Chelsea), Matuidi (Juventus), N'Zonzi (Sevilla), Pogba (Manchester United) e Tolisso (Bayern). Como esperado, alguns nomes de destaque no futebol europeu ficaram de fora da lista final para a Copa.

Outras notícias