Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Internacional dos Museus

Para lembrar o Dia Internacional dos Museus comemorado em 18 de maio o público poderá participar de diversas atividades em Campinas

Nesta sexta, 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus.

Uma vez mais, o Município de Oliveira do Hospital associa-se a esta iniciativa anual de comemoração do Dia Internacional dos Museus, bem como à "Noite dos Museus", no sábado (19 de maio) em que vai permanecer aberto ao público, a partir das 21h00, para visitas guiadas.

Sob a égide do tema lançado pela ICOM, "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos", o Museu do Oriente convida a descobrir uma exposição que assinala os 10 anos do Museu do Oriente e os 30 anos da Fundação Oriente. A conversa, moderada pela jornalista Isabel Salema, terá lugar no auditório do jornal, em Lisboa, a partir das 18h00, e será protagonizada pelo historiador de arte David Santos, subdiretor-geral do Património Cultural, pelo director do NewsMuseum de Sintra, Rodrigo Moita de Deus, e pelo arqueólogo Luís Raposo, presidente do ICOM Europa, que já foi resumindo o que pensa sobre o assunto num artigo de opinião publicado quarta-feira no PÚBLICO. À noite, realiza-se uma residência artística da Orquestra de Guimarães, com início às 21h30, em que serão interpretadas obras de Edward Elgar e Ludwig Van Beethoven.

Além da gratuidade, quem doar um agasalho no dia da visitação ganha também o passaporte dos museus, que garante uma entrada gratuita nos museus que integram o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em qualquer dia da semana.

Ao apresentar a propositura, Maria explicou que o dia é celebrado por instituições como a Unesco que reconhece os museus como promotores do livre fluxo de conhecimento e ideias e como parceiros na construção da paz no imaginário da população global. Neste contexto, não só os próprios museus poderiam utilizar a data, como também entidades que trabalhem com educação a fim de promover o valor daquele dia e então realizar atividades que tenham como objetivo o enriquecimento educacional e cultural dos indivíduos em larga escala dentro do país.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Buffon anuncia saída da Juventus após 17 anos na equipe: "Fantástica aventura"
O histórico goleiro fará seu último jogo com a camisa alvinegra no próximo sábado, contra o Verona, pelo Campeonato Italiano . Sem confirmar a sua aposentadoria dos gramados, o goleiro já é especulado em outros clubes.

Federação Saudita suspende árbitro al Mirdasi de forma vitalícia
Segundo a BBC, Al-Mirdasi teria solicitado dinheiro para favorecer o Al Ittihad na final da King's Cup, na Arábia Saudita. A entidade pediu à Fifa que o puna com uma suspensão vitalícia global, além de retirá-lo da lista da Copa do Mundo.

Bas Dost está "chocado" mas agradece aos "verdadeiros adeptos do Sporting"
Por conta das agressões, os treinos desta quarta e quinta-feira foram cancelados e os atletas só voltarão a trabalhar na sexta. Logo depois, surgem informações de que também Jorge Jesus foi agredido.

Daesh ameaça decapitar Cristiano Ronaldo e Messi no Mundial
A imagem é uma das duas mais recentes de uma série de ameaças ao Campeonato de Futebol que começa no dia 14 de junho, na Rússia. Ameaças terroristas contra a Copa do Mundo de 2018 estão sendo espalhadas por meio de contas Telegram atribuídas ao Daesh.

Outras notícias