Nasa anuncia que enviará helicóptero para Marte em busca de 'visão panorâmica'

Nasa planeja enviar helicóptero para Marte

"Nós já temos ótimas visões de Marte tanto da superfície quanto da órbita".

A Nasa anunciou, na passada sexta-feira, que vai enviar "uma pequena aeronave autónoma de asas rotativas" para explorar a atmosfera de Marte. "A Nasa tem orgulho na sua História, como pioneira", salientou o patrão da agência espacial norte-americana, Jim Bridenstine. A sua primeira missão seja realizada em conjunto com um robô sobre rodas que deve estudar a habitabilidade de Marte, procurar sinais de vida antiga e avaliar os recursos naturais, bem como os riscos para futuros exploradores humanos.

Conhecido simplesmente como "O helicóptero marciano", o dispositivo pesa menos de quatro libras (1,8 kg), e sua seção principal do corpo, ou fuselagem, é aproximadamente do tamanho de uma bola de futebol. Este equipamento será controlado por controladores a partir da Terra.

"O recorde de altitude de um helicóptero voando aqui na Terra é de cerca de 40.000 pés (12.100 metros)", disse Mimi Aung, gerente de projeto da Mars Helicopter no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

"Desse modo, para fazê-lo voar nessa baixa densidade atmosférica, tivemos que examinar tudo, tornando-o o mais leve possível, mas tão forte e tão poderoso quanto possível", apontou. A atmosfera de Marte é apenas 1% da da Terra, então quando o nosso helicóptero está na superfície marciana, já está no equivalente da Terra a 30.000 metros.

Nenhuma nação jamais voou em um helicóptero em Marte antes.

Para subir na atmosfera rarefeita de Marte, as duas pás da hélice do helicóptero deverão realizar em torno de três mil rotações por minuto, 10 vezes mais rápido que as pás de um helicóptero na Terra. Assim, ao longo dos próximos voos, conseguir aumentar o tempo e as distâncias percorridas.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Desde que saí do Chelsea que queria provar que estavam errados
Ele desbancou artilheiros como Cristiano Ronaldo e Luis Suárez, que haviam sido artilheiros em outras edições com 31 gols. O egípcio marcou e comandou o Liverpool na goleada por 4 a 0 contra o Brighton , em Anfield Road.

Hands-on with Android P on the Xiaomi Mi Mix 2S
Since Google will be the one generating the APK, it has gained the advantage of offering "Dynamic Deliver" while serving apps. Go Home: There's no more home button (virtual or otherwise) in Android P, but the replacement is pretty straightforward.

Atlético-MG e Corinthians disputam o atacante Marcos Guilherme
O nome de Marcos Guilherme foi aprovado pela comissão técnica do Timão, que procura jogadores de velocidade para o lado de campo. Marcos Guilherme chegou ao São Paulo após uma triangulação entre o clube do Morumbi, a equipe paranaense e o Dínamo Zagreb.

Mundial2018: Federação brasileira anuncia que Dani Aves está fora da prova
No final da carta, o jogador de 34 anos não descartou uma eventual presença no Mundial 2022, a realizar-se no Qatar. Mas todos conseguiam ver pela expressão dos meus olhos que alguma coisa estava errada .

Outras notícias