Segundo Banco Central, 'prévia do PIB' tem queda de 0,13%

IBC-Br cai 0,74% em março de 2018

O fraco desempenho do IBC-Br nos 3 primeiros meses de 2018 renova dúvidas sobre os efeitos reais da queda de juros promovidas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) desde 2016. Esta série encerrou com o IBC-Br em 142,26 pontos em março, ante 143,20 pontos de março do ano passado. Co isso, o resultado do trimestre ficou abaixo da mediana de 1,3% projetada pelos economistas, conforme levantamento do Projeções Broadcast. O intervalo esperado variava de -0,4% a +1,6%. Somente o varejo terminou o período com ganhos, de 0,7 por cento, mas ainda indicando oscilações. Em relação a março de 2017, mês de alta na atividade, a queda foi de 0,7%.

Mas o cálculo é um pouco diferente do usado no PIB, o indicador do Banco Central incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e o setor de serviços, além dos impostos, desta forma, os resultados do IBC-Br nem sempre mostram proximidade com os dados oficiais divulgados pelo IBGE.

Já o Ministério da Fazenda projeta PIB de 3,0% em 2018.

Reportagem de Maeli Prado na Folha de S.Paulo mostra que a economia não anda nada bem. Quanto à variação do PIB no primeiro trimestre, prevista para ser divulgada em uma semana, as projeções conhecidas até aqui apontam alta de 0,3% a 0,5%. No Ibre/FGV, a estimativa é de aumento de 0,3%, enquanto o Banco MUFG do Brasil aguarda 0,4%.

"Se não houver nenhuma surpresa na corrida eleitoral, o quadro econômico de recuperação gradual pode levar o BC a não ter pressa para subir os juros", avaliou o economista da consultoria LCA Antonio Madeira, vendo a probabiliade de elevação no final do primeiro trimestre de 2019. "Por aí, dá para perceber o tamanho da frustração", avalia Pedroso, do MUFG. No quarto trimestre de 2017, a atividade havia crescido 0,5%.

Relacionado:

Comentários

Últimas notícias

Em atualização Facebook. Mark Zuckerberg vai testemunhar no Parlamento Europeu
No entanto, para já, as mensagens classificadas como discurso de ódio foram denunciadas por utilizadores do Facebook . "É um passo na direção correta rumo a restaurar a confiança", disse Tajani.

Rio Ave vende Guedes para os Emirados Árabes Unidos
Hélder Guedes é reforço do Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou o clube asiático. Guedes deixa, assim, o Rio Ave após três épocas.

Bárbara revela a todos que Úrsula é a menina dos vídeos — Malhação
Isso porque em determinado momento, Gabriela decide conversar com Marcelo (Bukassa) sobre o bullying que a jovem vem sofrendo. Violeta e Getúlio procuram por Érico. Érico é internado no centro e Selmo alerta Vagner sobre a integridade física do menino.

Novo Pokémon para Nintendo Switch pode ser anunciado ainda em maio
Os domínios de Pokémon Let's Go: Pikachu e Pokémon Let's Go: Eevee foram registrados, talvez revelando os títulos da nova geração. Vale ressaltar que ainda não há quaisquer informações oficiais por parte da Nintendo que confirmem essas especulações.

Outras notícias